Carregando
| ★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
É com alegria e profundo sentimento de realização que apresentamos os Anais do VII Encontro Nacional do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO), realizado em 2024, na cidade de Maceió (AL), sob a coordenação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Maceió acolheu o encontro com o brilho do mar e o calor do Nordeste, marcando uma edição histórica do PROFBIO. Pela primeira vez, o evento atravessou fronteiras e ventos, saindo do Sudeste para encontrar novas vozes, sotaques e olhares. Essa descentralização representa um gesto de partilha e transformação, reafirmando o compromisso do Programa com a diversidade e o fortalecimento da educação pública em todo o país.
Mais do que um encontro acadêmico, esta edição foi um convite ao diálogo entre saberes, à celebração da diversidade e à construção de pontes entre a universidade e a escola. Cada palestra, oficina e grupo de trabalho se tornou espaço de partilha e descoberta, um território fértil onde ideias germinaram, experiências floresceram e o ensino de Biologia se reafirmou como campo de invenção, sensibilidade e compromisso social.
Entre os muitos frutos desse encontro, a Mostra Científica do PROFBIO brilhou como vitrine de criatividade e compromisso. Nela, emergiram produtos educacionais, vivências pedagógicas e relatos inspiradores que revelam a força de uma comunidade que acredita na ciência como ferramenta de mudança e na docência como ato de esperança.
Os Anais do VII Encontro Nacional do PROFBIO guardam, nestas páginas, fragmentos dessa travessia coletiva: sonhos, pesquisas, práticas e descobertas que se entrelaçam em um mesmo propósito, o de fortalecer o ensino de Biologia e reafirmar a educação pública como caminho de emancipação. Que esta leitura inspire novas conexões, provoque novos diálogos e mantenha acesa a chama que move cada professor e professora do PROFBIO, a certeza de que ensinar é semear futuros.
Coordenação
do VII ENPROFBIO
Prof. Müller
Ribeiro Andrade
Profa. Maria
Danielle Araújo Mota
| {{item.denominacao}} |
Responsável
Coordenação Nacional do PROFBIO
Av. Presidente Antônio Carlos, nº
6.627
Pampulha - Belo Horizonte
Bloco M1 - Sala 100 CEP 31270-901
Telefone+ 55 (31) 3409-2906
E-mail profbio@icb.ufmg.br
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}