AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL DIRIGIDAS À EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG)

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1305-5

Título do Trabalho
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL DIRIGIDAS À EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG)
Autores
  • Mad Ana Desirée Ribeiro de Castro
  • Raissa Regis da Silva
Modalidade
Resumo Comunicação Oral
Área temática
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA NA EJA-EPT (PROEJA)
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/900901-as-politicas-publicas-de-inclusao-digital-dirigidas-a-educacao-e-a-formacao-dos-estudantes-da-educacao-de-jovens-
ISBN
978-65-272-1305-5
Palavras-Chave
Formação Integrada; Políticas de Inclusão Digital; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional e Tecnológica; Instituto Federal de Goiás.
Resumo
Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, desde 2006, tem como dever legal ofertar cursos técnicos integrados de nível médio na modalidade EJA. A formação integrada visa proporcionar aos estudantes o acesso aos conhecimentos socialmente construídos, incluindo, portanto, a efetivação do direito ao acesso às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Considerando a necessidade de inclusão digital e os desafios presentes no uso das TDICs pelo público da EJA, essa pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre as políticas públicas de inclusão digital dirigidas à educação e a formação dos estudantes da EJA no Campus Aparecida de Goiânia do IFG e como objetivos específicos: compreender as políticas públicas de inclusão digital e o acesso ao conhecimento das TDICs, analisar as experiências dos estudantes da EJA com as tecnologias nas diversas disciplinas que utilizam os conhecimentos de TDICs e analisar a relação dos conhecimentos das TDICs com o trabalho profissional dos estudantes da EJA. Fundamenta-se no materialismo histórico e dialético e nas pesquisas documental e qualitativa, com a realização de entrevistas com alunos/as dos referidos cursos. Teoricamente ancora-se, até o momento, em Azevedo (2001), Banillo; Oliveira (2011), Boschetti (2009), Castro (2026), Capeloto ( 2008), Frigotto (1995), Gomide; Jacomeli (2016), Marx (2008) e Severino (2007). Como é uma pesquisa em andamento, até agora, é possível dizer que as políticas voltadas para às TDICs na Educação de Jovens e Adultos de um lado, têm natureza instrumental pois dão ênfase ao fornecimento do acesso à internet, aos computadores e a outros equipamentos e colocam o uso das tecnologias como o grande salto para a efetivação da qualidade na educação brasileira e de outro, destina pouca atenção à formação docente e não contemplam as especificidades dos trabalhadores-estudantes desta modalidade. No âmbito do IFG, há nos campi acesso à internet, laboratórios de informática e todos os cursos na modalidade EJA possuem a disciplina Informática Básica. Não existe, contudo, uma política de inclusão digital.
Título do Evento
VII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CASTRO, Mad Ana Desirée Ribeiro de; SILVA, Raissa Regis da. AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL DIRIGIDAS À EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG).. In: Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Natal(RN) IFRN, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/900901-AS-POLITICAS-PUBLICAS-DE-INCLUSAO-DIGITAL-DIRIGIDAS-A-EDUCACAO-E-A-FORMACAO-DOS-ESTUDANTES-DA-EDUCACAO-DE-JOVENS-. Acesso em: 17/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes