COMPARAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO OLHAR E DA ACURÁCIA DO SAQUE DE ATLETA EM DESENVOLVIMENTO E ELITE COM HIPOCONDROPLASIA NO PARABADMINTON: ESTUDO PILOTO.

Publicado em 08/01/2026 - ISBN: 978-65-272-2085-5

Título do Trabalho
COMPARAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO OLHAR E DA ACURÁCIA DO SAQUE DE ATLETA EM DESENVOLVIMENTO E ELITE COM HIPOCONDROPLASIA NO PARABADMINTON: ESTUDO PILOTO.
Autores
  • Igor da Silveira Carvalho
  • Eduardo Carpinelli dos Santos
  • Sônia Cavalcanti Corrêa
  • Francisco Gomes da Silva
  • Carla Patrícia Guimarães
Modalidade
Resumo
Área temática
Desporto educacional, de participação, de formação e de rendimento
Data de Publicação
08/01/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-congresso-internacional-educacao-fisica-desportos/1386322-comparacao-do-comportamento-do-olhar-e-da-acuracia-do-saque-de-atleta-em-desenvolvimento-e-elite-com-hipocondrop
ISBN
978-65-272-2085-5
Palavras-Chave
Comportamento do olhar, Acurácia, Saque, Hipocondroplasia, Parabadminton.
Resumo
Introdução: O Parabadminton (PBD) é um esporte para pessoas com deficiência e tem sua origem no Badminton (IBAD, 2019). É praticado por indivíduos com diferentes doenças e níveis funcionais (YÜKSEL, 2017). A hipocondroplasia é uma alteração genética caracterizada por displasia esquelética (Bober et al.,1999). Apresenta baixa estatura desproporcional com rizomelia dos membros superiores e inferiores (Bober et al., 1999). Objetivo: Comparar o comportamento do olhar e a acurácia do saque de atleta em desenvolvimento e de elite com hypocondroplasia no Parabadminton. Métodos: Os dados foram coletados no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, SP, com apoio do Laboratório de Tecnologia Assistiva e Inclusão (LATAI/INT). Este estudo foi aprovado pelo CEP, parecer 5.816.003. Participaram deste estudo 2 atletas do sexo masculino, um em nível de desenvolvimento (AD), com 20 anos e um de elite (AE), nível paralímpico, com 26 anos. Os atletas executaram 5 saques em cada uma das 4 áreas da quadra selecionadas como alvo, sendo 20 saques, para cada lado da quadra, totalizando 40 saques em ordem aleatória. O saque foi considerado eficiente quando a peteca tocava o alvo. Para analisar o comportamento do olhar a Área de interesse (AOI) determinada foram os alvos e as variáveis selecionadas, foram o número de fixação do olhar na AOI e o tempo de fixação. A obtenção dos dados foi por meio do equipamento Tobii Glasses 2, os dados foram processados no software Tobii Glasses Analyzer. Resultados: AD realizou 8 fixações com tempo de 78,5±182,87ms, AE realizou 13 fixações com tempo médio de 122±25,36ms. No que diz respeito a acurácia no saque, AD acertou 7,5% saques enquanto AE acertou 45% saques. Conclusão: O Atleta de Elite, nível olímpico, apresentou uma acurácia maior na execução do saque e realizou mais fixações do olhar nas zonas de interesse com tempo médio de fixações maior.
Título do Evento
VII Congresso Internacional de Educação Física e Desportos
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do VII Congresso Internacional de Educação Física e Desportos
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Igor da Silveira et al.. COMPARAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO OLHAR E DA ACURÁCIA DO SAQUE DE ATLETA EM DESENVOLVIMENTO E ELITE COM HIPOCONDROPLASIA NO PARABADMINTON: ESTUDO PILOTO... In: Anais do VII Congresso Internacional de Educação Física e Desportos. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UERJ, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-congresso-internacional-educacao-fisica-desportos/1386322-COMPARACAO-DO-COMPORTAMENTO-DO-OLHAR-E-DA-ACURACIA-DO-SAQUE-DE-ATLETA-EM-DESENVOLVIMENTO-E-ELITE-COM-HIPOCONDROP. Acesso em: 23/06/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes