{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

No Rio Grande do Norte, há três programas de pós-graduação stricto sensu em educação, oferecidos por instituições públicas (UFRN, UERN e IFRN). No entanto, apenas o PPGEP volta-se exclusivamente para a educação profissional, e em suass linhas de pesquisa desenvolve estudos que discutem o campo Trabalho e Educação e, em particular, as relações da Educação Básica com a educação profissional. Assim, desde que iniciou suas atividades em 2013, o Programa tem produzido pesquisas sobre temáticas específicas da EP que buscam materializar o objetivo geral expresso em nosso Projeto Político-Pedagógico, qual seja: contribuir para a elevação da qualidade social da Educação Profissional, considerando as suas inter-relações com a Educação Básica e a Educação de Jovens e Adultos, em espaços escolares e não escolares, por meio da produção do conhecimento desde o campo de estudo das políticas, da formação docente, das práticas pedagógicas e da história da Educação Profissional, no intuito de contribuir para a consolidação do campo epistêmico da Educação Profissional.

Com esse objetivo, neste ano em que o Programa completa 10 anos, os organizadores resolvemos trazer como tema transversal do evento a produção do conhecimento em educação profissional relativa aos objetos de estudo que fazem parte das três linhas de pesquisa: Políticas e Práxis da Educação Profissional, Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional e História, Historiografia e Memória da Educação Profissional. 

Neste sentido, estão publicados nestes anais 182 trabalhos aprovados das 209 submissões distribuídos em 30 sessões dos três eixos temáticos que constituíram o evento e que coincidem com as linhas de pesquisa do PPGEP. Eles representam pesquisas desenvolvidas em todas as regiões do país, as quais mostram a fecundidade da produção acadêmica no campo da Educação Profissional bem como atestam a importância deste evento para a construção do campo científico da EP.



Natal, dezembro de 2023

Ana Lúcia Sarmento Henrique e Ilane Ferreria Cavalcante

Organizadoras






{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

ppgep@ifrn.edu.br

seac.ppgep@ifrn.edu.br



{{'Não existem edições anteriores' | translate}}