A (RE)CONSTRUÇÃO DE UM REFERENCIAL CURRICULAR INTEGRADO PARA O PROEJA DO IFRN: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

Título do Trabalho
A (RE)CONSTRUÇÃO DE UM REFERENCIAL CURRICULAR INTEGRADO PARA O PROEJA DO IFRN: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL
Autores
  • Francy Izanny de Brito Barbosa Martins
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 2 - Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/447945-a-(re)construcao-de-um-referencial-curricular-integrado-para-o-proeja-do-ifrn--uma-proposta-de-inovacao-educacion
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, integração curricular, inovação educacional.
Resumo
O presente artigo situa-se no âmbito científico dos estudos curriculares cruzando três domínios fundamentais – a integração curricular, a educação profissional de jovens e adultos e a inovação educacional, no estudo do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Desse modo, para a reflexão do currículo no âmbito do PROEJA é importante adentrarmos aos estudos sobre o currículo integrado, uma vez que eles assinalam para um conceito cujo termo indica relacionar, intrinsecamente, a organização do currículo e o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem; bem como os conhecimentos gerais e específicos; a cultura e o trabalho; o humano e a tecnologia (Ramos, 2010).Neste sentido, tais estudos curriculares apresentam-se como um espaço de discussões e análises sobre as políticas oficiais e sobre a compreensão das transformações ocorridas no âmbito das instituições educativas por todo o território brasileiro, especialmente, no que se refere à confluência entre o ensino médio e a educação profissional (EP) na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA). O currículo, assim, pressupõe um processo de integração e aproximação entre áreas, modalidades, práticas pedagógicas e reflexões promovidas no âmbito da escola (Gimeno Sacristán, 2000), bem como de ponderações acerca de territórios objetivos e subjetivos como nos aponta Arroyo (2013). Para Alonso e Silva (2005), hoje as funções da escola são ampliadas para novos campos que não eram explicitados no currículo, e que faziam parte do que se designava como “currículo oculto”, o que amplia a discussão e torna mais complexo o tema. Todavia, as instituições ainda apresentam resquícios de uma concepção estática e compartimentada do conhecimento e da aprendizagem subjacentes ao modo de conceber e desenvolver o currículo, o que não responde às necessidades da população que acede a este tipo de cursos, na sua grande maioria constituída por pessoas que foram excluídas ou que tiveram insucesso no seu percurso escolar. Para isso, a partir do estado da arte sobre o tema e o enquadramento histórico e político do Programa, foi elaborado um referencial teórico-metodológico para a inovação no PROEJA do IFRN que pretendeu constituir-se como quadro de referência, tanto para sustentar a metodologia no estudo empírico desenvolvido, como para idealizar a proposta de (re)construção curricular que resultou do processo de investigação. Desse modo, este trabalho tem como objetivo descrever – para poder compreender, o modo como as diretrizes político-curriculares de âmbito nacional, sobre o PROEJA, se concretizam no Projeto Político-Pedagógico (PPP) do IFRN e no seu desenvolvimento nas práticas curriculares, com o fim de evidenciar os pontos críticos do seu funcionamento. A metodologia utilizada na investigação apresenta uma abordagem mista, com caraterísticas de estudo de caso de pendor descritivo e avaliativo, abrangendo como lócus da pesquisa o seu desenvolvimento em sete campi do IFRN, para o qual foram utilizados como instrumentos fundamentais de recolha de dados: a análise documental, o questionário e a entrevista. A discussão global dos resultados recorreu-se à triangulação por meio do cruzamento das análises parciais de dados provenientes das diferentes fontes e procedimentos de recolha utilizados, com o intuito de alcançar respostas para os questionamentos iniciais que guiaram o processo investigativo. A discussão dos resultados evidencia uma convergência nas quatro dimensões de análise da integração: o currículo, o processo de ensino e aprendizagem, a formação de professores e a organização e, apontando para uma inadequação, seja em nível do desenvolvimento integrado e a organização do currículo, nas suas quatro componentes (núcleos politécnicos, seminários curriculares, projetos integradores e prática profissional), ou em nível da sua concretização nas práticas pedagógicas, relativamente às características e às necessidades da população (jovens e adultos), para o que contribui tanto a falta de uma formação especifica dos professores, como o tipo de organização e gestão desta modalidade na instituição. Os resultados encontrados em confronto com o PPP permitiram apresentar uma proposta de (re)construção do referencial curricular integrado para o Programa, de modo a contribuir para a sua transformação e inovação. Assim, a investigação proporcionou abrir novas perspectivas de pesquisa sobre o PROEJA e contribuiu também para a sua (re)construção numa perspectiva integrada, que visa atender aos sujeitos da EJA no IFRN.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, Francy Izanny de Brito Barbosa. A (RE)CONSTRUÇÃO DE UM REFERENCIAL CURRICULAR INTEGRADO PARA O PROEJA DO IFRN: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/447945-A-(RE)CONSTRUCAO-DE-UM-REFERENCIAL-CURRICULAR-INTEGRADO-PARA-O-PROEJA-DO-IFRN--UMA-PROPOSTA-DE-INOVACAO-EDUCACION. Acesso em: 13/06/2025

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