NOSSA DIVERSIDADE ÉTNICA. REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA VIVENCIADA NA EJA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA SME/PCRJ.

Publicado em 03/01/2024 - ISBN: 978-65-272-0202-8

DOI
10.29327/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215.678529  
Título do Trabalho
NOSSA DIVERSIDADE ÉTNICA. REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA VIVENCIADA NA EJA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA SME/PCRJ.
Autores
  • Paulo Gomes Coutinho
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
GESTÃO E CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT (PROEJA) - Relato de Experiência e Comunicação Oral
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215/678529-nossa-diversidade-etnica-reflexoes-a-partir-de-uma-pratica-pedagogica-vivenciada-na-eja-no-programa-de-educacao-
ISBN
978-65-272-0202-8
Palavras-Chave
Identidade, Diversidade, EJA, Interdisciplinaridade
Resumo
Este trabalho tem por proposito relatar uma experiencia pedagógica com turmas de EJA do Programa de Educação de Jovens e Adultos – PEJA ocorrida em uma Unidade Escolar da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Fruto de um Projeto da SME, a atividade foi pensada para uma aula de Geografia e História (estas disciplinas, no Programa são oferecidas por mesmo docente) com apoio de uma docente de Língua Portuguesa. Adinâmica foi pensada a partir das possibilidades que o tema/título proposto oferece. Assim, recorrendo às orientações a partir dos ensinamentos de Paulo Freire e Humberto Maturana estruturamos nosso diálogo a partir de uma roda de conversa para iniciar a sensibilização e a abordagem e (re)leitura dos conceitos de: diversidade, etnia e brasilidade. No desenvolvimento da atividades usamos obras de arte (vídeos, música e pinturas) para estimular as percepções artísticas e apoiar as argumentações/provocações.
Título do Evento
VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Encontro Nacional da EJA - EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

COUTINHO, Paulo Gomes. NOSSA DIVERSIDADE ÉTNICA. REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA VIVENCIADA NA EJA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA SME/PCRJ... In: Anais do VI Encontro Nacional da EJA - EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Colégio Pedro II, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215/678529-NOSSA-DIVERSIDADE-ETNICA-REFLEXOES-A-PARTIR-DE-UMA-PRATICA-PEDAGOGICA-VIVENCIADA-NA-EJA-NO-PROGRAMA-DE-EDUCACAO-. Acesso em: 30/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes