EXPERIMENTO DE HERTZ COMO CONTEXTO PARA O ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS

Publicado em 17/01/2023 - ISBN: 978-85-5722-541-1

Título do Trabalho
EXPERIMENTO DE HERTZ COMO CONTEXTO PARA O ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
Autores
  • Tarso Augusto Petry Kock
  • Gabriel Tenfen
  • Angelisa Benetti Clebsch
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 05: Educação Profissional e Tecnológica
Data de Publicação
17/01/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vffp/551033-experimento-de-hertz-como-contexto-para-o-ensino-de-ondas-eletromagneticas
ISBN
978-85-5722-541-1
Palavras-Chave
Experimento de Hertz, Ondas Eletromagnéticas, Demonstração Prática, Ensino Médio.
Resumo
A disciplina Pesquisa e Processos Educativos I (PPE I) presente na Licenciatura em Física do campus Rio do Sul, busca aproximar os acadêmicos dos processos de produção e socialização de conhecimentos científicos. Ao mesmo tempo, visa iniciar discussões sobre o Ensino de Física. Como atividade de Prática como Componente Curricular, os estudantes constroem um experimento didático, apresentam aos colegas e escrevem um resumo expandido. Apresenta-se o trabalho realizado pelos dois primeiros autores, acadêmicos do curso no primeiro semestre de 2022 na PPE I. O conteúdo escolhido pelo grupo para realização do experimento foi ondas eletromagnéticas por considerá-lo complexo, devido ao grau de abstração e teoria envolvida, para jovens que estão no ensino médio. A pesquisa iniciou-se envolta na questão: como demonstrar ondas eletromagnéticas para alunos do ensino médio? O objetivo foi reproduzir o experimento histórico realizado por Heinrich Rudolph Hertz em 1888 com materiais alternativos e discutir sobre o uso didático desse experimento. A metodologia envolveu, na primeira etapa, pesquisa documental em artigos. Na segunda fase foi construído o experimento e realizados testes. Os materiais utilizados foram: fios de cobre rígidos, madeira, papel alumínio, acendedor automático de fogão e lâmpada de néon. O experimento construído consiste em duas antenas (fios de cobre), que foram forradas com alumínio nas extremidades, sendo o objetivo a transmissão das ondas; um transformador de fogão, retirado de um fogão inutilizado, ligado a um interruptor para induzir a descarga elétrica; e uma lâmpada de neón, para detectar a presença das ondas. Ao induzir uma faísca na primeira antena, ocorre uma perturbação que gera as ondas eletromagnéticas e devido às suas características de interação acendem a lâmpada de néon. Uma das dificuldades encontradas para o funcionamento do experimento, foi encontrar o tipo de lâmpada adequada. Entre os resultados do trabalho está a apresentação da história do eletromagnetismo, na qual mostra-se o início dos estudos de elétrica, magnetismo e óptica, até as equações de Maxwell e a previsão das ondas eletromagnéticas. Após conceitualizar a construção lógica de ondas eletromagnéticas e mostrar a sua importância, a proposta é usar o experimento para a demonstração prática que Hertz utilizou para provar a teoria de Maxwell. Apuramos que o experimento de Hertz foi descarregar cargas elétricas em um gerador e observar uma nova descarga no receptor, o que foi explicado pelas ondas eletromagnéticas. No experimento é possível ver na prática que a faísca gerada em uma das antenas faz a lâmpada conectada a outra antena acender, sem contato físico, pela indução de ondas eletromagnéticas que se propagam pelo ar. A abordagem proposta exemplifica as ondas eletromagnéticas presentes em tecnologias cotidianas como os controles remotos, rádio e internet. Conclui-se que a reprodução prática do experimento tem grande potencial didático, uma vez que aborda a evolução histórica da teoria eletromagnética, retirando os conceitos das complexas equações e colocando-os na prática, permitindo sua visualização. Além disso, a produção do presente trabalho fez os autores, recém inscritos no ensino superior, aprenderem diversas noções de escrita acadêmica, cumprindo o objetivo da disciplina PPE I.
Título do Evento
V Fórum de Formação de Professores
Cidade do Evento
Camboriú
Título dos Anais do Evento
Anais do V Fórum de Formação de Professores
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

KOCK, Tarso Augusto Petry; TENFEN, Gabriel; CLEBSCH, Angelisa Benetti. EXPERIMENTO DE HERTZ COMO CONTEXTO PARA O ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS.. In: Anais do V Fórum de Formação de Professores. Anais...Camboriú(SC) Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vffp/551033-EXPERIMENTO-DE-HERTZ-COMO-CONTEXTO-PARA-O-ENSINO-DE-ONDAS-ELETROMAGNETICAS. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes