FORMAÇÃO DOCENTE NO AMBIENTE DE GRUPO DE PESQUISA

Publicado em 17/01/2023 - ISBN: 978-85-5722-541-1

DOI
10.29327/1186691.2-2  
Título do Trabalho
FORMAÇÃO DOCENTE NO AMBIENTE DE GRUPO DE PESQUISA
Autores
  • Igor Mohr
  • Ueró Bohmann Leite da Luz
  • Eduarda de Oliveira
  • Luis Ricardo de Lima
  • Rafael Kraus Ferreira
  • Vanessa Eduarda da Cunha
  • Bruno Henrique Labriola Misse
  • Elisângela Regina Selli Melz
  • Paula Andrea Grawieski Civiero
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 02: Pesquisa e práticas docentes
Data de Publicação
17/01/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vffp/550718-formacao-docente-no-ambiente-de-grupo-de-pesquisa
ISBN
978-85-5722-541-1
Palavras-Chave
Equação civilizatória, Variáveis contemporâneas, Educação matemática.
Resumo
O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Matemática e suas Perspectivas (NEPEMP) é composto por acadêmicos e docentes do curso de Licenciatura em Matemática, assim como por técnicos administrativos do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Rio do Sul, e colaboradores externos. O objetivo deste resumo é apresentar a linha de pesquisa “Perspectivas matemáticas: concepções sócio-históricas e filosóficas sobre a Educação Matemática e suas implicações no processo civilizatório”. Nessa linha visa-se a compreensão dos processos sócio-históricos da produção de conhecimento matemático e seus desdobramentos. Atualmente, investiga-se a equação civilizatória tematizando os sentidos e os significados das variáveis contemporâneas e suas implicações na educação matemática. A equação civilizatória vem sendo constituída como uma categoria de análise do real de modo a problematizar as variáveis contemporâneas e suas implicações no processo civilizatório vigente. Quando vinculada à educação tem como preocupação o entendimento dos processos sociais de modo a problematizar a maximização da dignidade humana. O prelúdio desta investigação é o estudo dos elementos históricos e epistemológicos, tendo interesse na compreensão da equação civilizatória, apropriando-se do conceito, de modo a vinculá-lo à educação matemática. Enxergamos três pilares em nosso projeto de pesquisa: teorização, matematização e variáveis contemporâneas. Para alcançar os objetivos, faz-se o uso de estudos literários no que diz respeito à teoria e epistemologia da ciência, aos fundamentos e à história da matemática, à equação civilizatória e ao processo civilizatório. Os estudos são fomentados continuamente com a premissa de leituras para posterior discussão que ocorrem periodicamente aos sábados de modo a viabilizar os encontros presenciais. Nesses momentos os integrantes compartilham suas compreensões acerca do tema, problematizando as implicações junto à educação matemática e suas influências sociais. Desses encontros são identificadas diversas variáveis contemporâneas as quais se tornam objeto de estudo. Em continuidade, são elaborados registros para que posteriormente possam ser condensados em material teórico, visando a socialização por meio de publicações e participação em eventos científicos. Essa experiência tem se mostrado de suma importância para a formação docente considerando que os participantes são professores ou futuros professores que ao compartilhar essa vivência em grupo de pesquisa tem provocado amplas reflexões sobre o fazer pedagógico. Dado esse contexto entendemos a importância da participação no V Fórum de Formação de Professores do IFC como oportunidade de compartilhar as ações desta linha de pesquisa, de modo a sensibilizar a comunidade acadêmica sobre nossa temática.
Título do Evento
V Fórum de Formação de Professores
Cidade do Evento
Camboriú
Título dos Anais do Evento
Anais do V Fórum de Formação de Professores
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MOHR, Igor et al.. FORMAÇÃO DOCENTE NO AMBIENTE DE GRUPO DE PESQUISA.. In: Anais do V Fórum de Formação de Professores. Anais...Camboriú(SC) Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vffp/550718-FORMACAO-DOCENTE-NO-AMBIENTE-DE-GRUPO-DE-PESQUISA. Acesso em: 25/03/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes