{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Anualmente, o Encontro de Professores que Ensinam Matemática no Araguaia (EPEMA) é uma iniciativa conjunta do grupo PET Matemática Araguaia (UFMT-CUA) e do curso de Licenciatura em Matemática. Em sua quinta edição, o V EPEMA foi estrategicamente realizado na primeira semana de maio (dias 5, 6 e 7), coincidindo com o Dia Nacional da Matemática, celebrado em 6 de maio em homenagem ao nascimento de Júlio César de Mello e Souza, o ilustre professor brasileiro Malba Tahan.

Sob o tema "Currículo e formação: caminhos para um ensino de matemática de qualidade", o encontro focou na discussão da formação de professores – tanto em nível de licenciatura quanto em serviço – que atuam na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) em escolas públicas e privadas. O evento foi direcionado a licenciandos, docentes, pesquisadores da área e interessados.

O EPEMA possui objetivos abrangentes, como: favorecer a superação de problemas no ensino e aprendizagem da Matemática no Médio Araguaia; promover a integração entre formação inicial e continuada; incentivar estudos sobre aprendizagem matemática e ação docente; e estreitar laços entre universidade, escolas e a comunidade em geral, construindo parcerias.

O V EPEMA registrou a submissão de 27 trabalhos, sendo 12 comunicações científicas (resumos expandidos), 7 relatos de experiência, 2 minicursos e 6 oficinas. Destes, 22 foram aprovados e agora integram os anais do evento. Ao longo dos três dias, os participantes contaram com 4 palestras, 1 mesa redonda e diversas apresentações orais. A adesão foi significativa, totalizando 133 participantes, sendo 16 estudantes de graduação, 57 professores da Educação Básica, 14 docentes do Ensino Superior e 46 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.

Os trabalhos aprovados e apresentados no V EPEMA estão reunidos nestes Anais. Espera-se que este material contribua para aprimorar o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos em todos os níveis e que o evento continue a impulsionar o debate sobre a formação de professores na região do Médio Araguaia.


Projeto de Extensão UFMT / CUA

Protocolo SIEX: 200320251627041428


Universidade Federal de Mato Grosso

Campus Universitário do Araguaia

Instituto de Ciências Exatas e da Terra

Curso de Licenciatura em Matemática

PET Matemática Araguaia




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

semanaacademicaa@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}