QUALIDADE NUTRICIONAL E ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE APLICATIVO DE DELIVERY DE COMIDA

Publicado em 05/11/2021 - ISSN: 2236-2495

Título do Trabalho
QUALIDADE NUTRICIONAL E ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE APLICATIVO DE DELIVERY DE COMIDA
Autores
  • Dalila Oliveira de Abreu
  • Nayhane Caroline Andrade
  • Mariana Mirelle Pereira Natividade
Modalidade
Resumo
Área temática
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos
Data de Publicação
05/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vconan/370711-qualidade-nutricional-e-estrategias-de-marketing-de-aplicativo-de-delivery-de-comida
ISSN
2236-2495
Palavras-Chave
Hábitos alimentares, Ambiente alimentar, Comida fora de casa.
Resumo
Os aplicativos de delivery de comida atendem à demanda da sociedade por opções práticas e convenientes de compra de alimentos e refeições. Com a pandemia de COVID-19, a utilização desses aplicativos foi ainda maior pelos consumidores, que frequentemente optam pelos alimentos mais oferecidos ou que possuem estratégias de venda. Nesse contexto, objetivou-se analisar a qualidade dos alimentos e as estratégias de marketing das empresas de um aplicativo de delivery de comida. Tratou-se de um estudo exploratório realizado em Lavras-MG no ano de 2021. Os alimentos comercializados no aplicativo foram divididos em 13 categorias (Água; Bebidas ultraprocessadas; Frutas; Refeições tradicionais; Salgadinhos fritos e pizzas; Sanduíches; Sorvetes e doces; Suco natural; Vegetais; Vitaminas; Quitandas e pães; Porções; Comida japonesa). Para analisar as estratégias de marketing, avaliou-se os seguintes critérios: foto do produto, desconto de preço, entrega grátis e presença de combos. Os dados foram tabulados para cálculo dos percentuais e frequência relativa (%). Dentre as 200 empresas que fornecem alimentos ou refeições analisadas, pode-se notar que os restaurantes (n=61) e as hamburguerias (n=40) representaram a maior parte dos estabelecimentos disponíveis no aplicativo, e as choperias (n=1) e bares (n=1) são os segmentos menos frequentes. Os alimentos/preparações classificados como “Bebidas ultraprocessadas” e “Sorvetes e doces” foram as mais frequentes (69,5% e 55,5%), com uma disponibilidade para compra de n=1842 e n=1001 opções, respectivamente. Preparações à base de “Frutas” e “Vegetais” foram as classes menos presentes, com uma disponibilidade para compra de n=24 e n=61 opções, respectivamente. Notou-se que 83,3% dos locais que comercializam comida japonesa e 81,5% dos locais que vendem sanduíches utilizam estratégias de marketing, sendo a foto ilustrativa (39,7%) e desconto no preço (31,3%) as estratégias mais recorrentes. Conclui-se que os alimentos mais frequentemente ofertados no aplicativo de delivery de comida são de baixa qualidade nutricional e que há uma grande utilização de estratégias de marketing por empresas de alimentos ultraprocessados.
Título do Evento
V Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição - CONAN
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ABREU, Dalila Oliveira de; ANDRADE, Nayhane Caroline; NATIVIDADE, Mariana Mirelle Pereira. QUALIDADE NUTRICIONAL E ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE APLICATIVO DE DELIVERY DE COMIDA.. In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Edição on-line, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vconan/370711-QUALIDADE-NUTRICIONAL-E-ESTRATEGIAS-DE-MARKETING-DE-APLICATIVO-DE-DELIVERY-DE-COMIDA. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes