CURRÍCULO-NAÇÃO: SOMOS TODOS UM?

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
CURRÍCULO-NAÇÃO: SOMOS TODOS UM?
Autores
  • Nataly Da Costa Afonso
  • ANA PAULA PEREIRA MARQUES DE CARVALHO
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Políticas de Currículo e Formação
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/417048-curriculo-nacao--somos-todos-um
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Currículo-Nação, políticas curriculares, formação de professores.
Resumo
Em nossas pesquisas sobre as recentes políticas curriculares no Brasil, temos percebido um movimento discursivo que enaltece a necessidade de pactuação e compromisso de todos para a melhoria da qualidade da educação no país, através dos sentidos de nação/nacional. Propostas como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a Base Nacional Comum Curricular e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, dentre outras, destacam a dimensão do Nacional que entendemos como estratégia narrativa em torno da melhoria da qualidade da educação pública, acesso ao conhecimento e direito à educação, marcando viradas conceituais contemporâneas sobre a educação pública. Neste trabalho, problematizamos o sentido de “nacional” que se destaca nas reformas político-educacionais em nosso país, voltadas, principalmente, para a formação de professores. No nosso entendimento, tais políticas mobilizam o sentido de unicidade para o currículo e formação de professores que, subsidiadas em Bhabha (2013) chamamos de Currículo-Nação, termo de nossa autoria. Em seus trabalhos mais atuais, Bhabha (2013) tem discutido as relações cosmopolitas sob a perspectiva do imigrante e do discurso do Nacional, abordando o nacionalismo como narrativa que enaltece a coesão e a unicidade, uma pretensa homogeneidade linguística, cultural e societária, através do jargão “somos todos um”. Assim, compreendemos que, em nosso país, apesar das especificidades, as políticas curriculares têm se articulado em torno do sentido de nacional – “somos todos um” – que visa à centralização curricular, unicidade e padronização, envolvendo termos aparentemente distintos como conteúdos, padrões de avaliação e direitos de aprendizagem (MACEDO, 2014). Porém, Bhabha (2013) ressalta que os movimentos migratórios trazem outras perspectivas para a ideia do povo-nação, vinculada à comunidade imaginada – uma dispersão de povos em que o estrangeiro, ao sonhar com a sua própria nação, contribui para a desestabilização da localidade, consequentemente borrando a ideia de nação como algo único e harmonioso. Defendemos que as escolas produzem currículo num crescente processo diário de significação, luta, disputa contínua por sentidos entre todos os envolvidos no processo educacional (LOPES e MACEDO, 2011). Nesse sentido, entendemos que há sempre rupturas nas tentativas de unicidade e padronização, inclusive no que diz respeito à formação continuada de professores. Estamos imersos no processo político-curricular no nosso dia a dia nas escolas. Não escapamos da política e nos produzimos na política. Portanto, em meio às exigências por produção numérica, com vistas ao alcance de índices de avaliação, propomos o entendimento de Currículo-Nação como rastro político que vai sendo construído – e desconstruído – como produção discursiva, demarcando a impossibilidade do “somos todos um”.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

AFONSO, Nataly Da Costa; CARVALHO, ANA PAULA PEREIRA MARQUES DE. CURRÍCULO-NAÇÃO: SOMOS TODOS UM?.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/417048-CURRICULO-NACAO--SOMOS-TODOS-UM. Acesso em: 23/06/2024

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