CURRÍCULO E ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES (ACC) NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS NUMA TURMA DE ENSINO MÉDIO

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
CURRÍCULO E ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES (ACC) NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS NUMA TURMA DE ENSINO MÉDIO
Autores
  • Ademar Sousa dos Santos
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Escola Básica
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/414328-curriculo-e-ensino-remoto-na-educacao-basica--a-experiencia-das-atividades-curriculares-complementares-(acc)-na-a
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Atividades Curriculares Complementares (ACC), Currículo, Ensino remoto, Educação Básica.
Resumo
O texto discute a experiência das Atividades Curriculares Complementares (ACC) dentro do currículo/continuum referente ao ensino remoto, iniciado em março/2021, nas escolas estaduais da Bahia. Sendo assim, a análise constante neste escrito diz sobre a experiência vivenciada junto ao desenvolvimento do projeto de ACC na Área de Ciências Humanas, numa turma de ensino médio, numa escola de Tucano/BA; é, portanto, uma perspectiva emergente do contexto da prática, de acordo com Ball (1994) e Mainardes (2006), em que as informações foram organizadas tendo por base a experiência vivenciada com os(as) estudantes da turma em que o projeto de ACC foi desenvolvido e, ainda, por entrevistas semiestruturadas (em formulário google) com esses(as) mesmos(as) estudantes após conclusão da experiência. Desta forma, metodologicamente, não buscamos um mapeamento da experiência, mas uma cartografia em que se procurou acompanhar as vivências acontecimentais em suas diversas e complexas interações, produzindo sentidos e significados (MACEDO, 2015). Nessa perspectiva, as informações construídas nos provocaram a refletir (e, sobretudo, agir) sobre/com as possibilidades de produção do conhecimento pelos sujeitos em tempos de ensino remoto. Dos sentidos produzidos pela/com a experiência das ACC, entre seus sujeitos participantes, temos as percepções acerca da necessidade de tais propostas serem efetivadas – junto com estudantes – em processos experienciais de criação/atos de currículo (MACEDO, 2011) visto que o experiencial/formativo está sempre inconcluso e em constante transformação e, nessa ótica perspectival, as experiências se dão e são construídas em vivências interacionais (DEWEY, 1979) em que o experienciar é aquilo que nos acontece, o que nos toca, onde conhecer não significa acumular informações (BONDÍA, 2002), mas autorizar-se em seus processos criativos. A experiência das ACC desenvolvida em uma turma de ensino médio mostrou a urgência em se desconstruir – no campo curricular da educação básica – alguns processos homogeneizantes, como por exemplo, propostas serem apresentadas, ainda, de cima para baixo e comungando, em termos de competências e habilidades, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); excesso de atividade/informação em um tempo delimitado e insuficiente para seu desenvolvimento. Esses acontecimentos reforçam ainda mais que, para sermos atravessados pela experiência, além da interação, devemos, também, desenvolver um processo de continuidade (DEWEY, 1979), princípios fulcrais para o ato de experienciar, isto é, em nossas ações, construir conexões de experiências dos sujeitos (MACEDO, 2016) e de saberes interligados aos sujeitos que compõem a prática educativa escolar (SANTOS, 2015), na possibilidade de se construírem experiências – com sentidos e significados – autônomas/autorizantes.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SANTOS, Ademar Sousa dos. CURRÍCULO E ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES (ACC) NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS NUMA TURMA DE ENSINO MÉDIO.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/414328-CURRICULO-E-ENSINO-REMOTO-NA-EDUCACAO-BASICA--A-EXPERIENCIA-DAS-ATIVIDADES-CURRICULARES-COMPLEMENTARES-(ACC)-NA-A. Acesso em: 25/06/2024

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