A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UTFPR

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

DOI
10.29327/157695.1-47  
Título do Trabalho
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UTFPR
Autores
  • VIVIANE CHULEK
  • Juliana Castanon Xavier
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Políticas de Currículo e Formação
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/414245-a-construcao-do-curriculo-como-espaco-de-formacao--um-relato-de-experiencia-do-grupo-de-estudos-sobre-ensino-e-ap
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Currículo, Formação Pedagógica, Ensino-Aprendizagem
Resumo
Este resumo apresenta a experiência de formação pedagógica, continuada e em rede, para subsidiar a implementação do currículo elaborado no paradigma de competências na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A instituição multicampi tem sua identidade fortemente marcada pela oferta de cursos de engenharia e tecnologia. O Projeto Pedagógico Institucional propõe romper com a dualidade entre teoria e prática, assumindo-as como indissociáveis para o desenvolvimento de competências profissionais que inevitavelmente precisam estar expressas no currículo de seus cursos. No processo de reestruturação curricular mobilizado pelo contexto social, espera-se currículos mais flexíveis e inovadores alinhados ao cenário de internacionalização, características estabelecidas pelas DCNs dos cursos, e permeado pelos princípios de ética, desenvolvimento humano, integração social, inovação, qualidade e excelência indicados no Projeto Pedagógico Institucional. O Departamento de Educação ligado à Reitoria ofereceu oficinas de Design de Cursos, destinadas aos membros dos Núcleos Docentes Estruturantes e profissionais da educação responsáveis pela assessoria pedagógica, com vistas a instrumentalizar, de forma teórica e prática, a construção de uma nova matriz curricular voltada ao desenvolvimento de competências entendidas como “saber-agir baseado na mobilização e utilização interiorizadas e eficazes de um conjunto integrado de recursos, tendo em vista resolver uma família de situações-problema”(Scallon, 2015). Para subsidiar os Núcleos Docentes Estruturantes no processo de elaboração e na construção de condições de implementação dos currículos, especialmente quanto a preparação dos docentes para a atuação no novo paradigma, assumiu-se a necessidade do fortalecimento e aperfeiçoamento dos profissionais dos Departamentos de Educação. Em 2020 iniciou-se um processo de formação coletiva no formato de grupo de estudo para o aprofundamento de temáticas essenciais. Em 2021, a iniciativa foi formalizada institucionalmente com o nome o Grupo de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem na Educação Superior, cuja identidade é "Criar processos de ensino e aprendizagem a partir da transposição teórico-prática na educação superior da UTFPR". A estrutura parte de temas de estudo relacionados a métodos de ensino e aprendizagem, práticas avaliativas e currículo esperando-se como resultado que os participantes do grupo possam produzir inovações pedagógicas na prática em sala de aula, alinhadas ao currículo com senso crítico e responsabilidade. Para esse resultado tem-se indicadores de desempenho relacionados à seleção e avaliação de métodos/técnicas ativas de ensino e aprendizagem, processos de avaliação, análise crítica de currículos, e ainda a produção de inovações pedagógicas na prática em sala de aula alinhados aos novos currículos. Conclui-se que o grupo tem proporcionado, além de fundamentos para atuação, o fortalecido a rede de trabalho intercampi, evidenciando os temas sobre os quais ainda são necessários esforços de formação, como é o caso da dimensão cultural que permeia o currículo, tema desse evento.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CHULEK, VIVIANE; XAVIER, Juliana Castanon. A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UTFPR.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/414245-A-CONSTRUCAO-DO-CURRICULO-COMO-ESPACO-DE-FORMACAO--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA-DO-GRUPO-DE-ESTUDOS-SOBRE-ENSINO-E-AP. Acesso em: 27/07/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes