CURRÍCULO E CIBERDOCÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “UM MONTE DE LETRAS” NA REDE SOCIAL INSTAGRAM

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

DOI
10.29327/157695.1-8
Título do Trabalho
CURRÍCULO E CIBERDOCÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “UM MONTE DE LETRAS” NA REDE SOCIAL INSTAGRAM
Autores
  • Laila Sampaio Lima
  • Anderson Rabelo Pereira
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Cibercultura
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/412706-curriculo-e-ciberdocencia--a-experiencia-do-projeto-um-monte-de-letras-na-rede-social-instagram
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Currículo, Ciberdocencia,Teoria Etnoconstitutiva de Currículo
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência que tem como ponto de debate processos de aprendizagem a partir da ciberdocencia nas redes sociais. Especificamente, tomamos como referência o projeto “Um monte de letras” na rede social Instagram. A iniciativa se insere dentro das pedagogias ciberculturais que, dentre outras questões, vislumbram a possibilidade do exercício docente em ambientes virtuais. No caso do projeto, releituras de conteúdos de língua portuguesa em linguagens audiovisuais contemporâneas. Do ponto de vista empírico, este trabalho faz uso dos comentários e inter(ações), dúvidas, questionamentos e inferências de estudantes no perfil da rede social do projeto, em um exercício hermenêutico dialogado com os pressupostos conceituais e epistemológicos da Teoria Etnoconstitutiva de Currículo (TEEC), problematizando o debate e relevância da ciberdocencia enquanto espaço inclusivo de possibilidades outras de ensino e aprendizagem no mundo digital. No que diz respeito ao referencial teórico e metodológico eleito, a TEEC compreende teoria e prática ações de pesquisa indissociáveis para percepção dos fenômenos no campo da Educação, multirreferencialmente alinhados às questões culturais da sociedade e da produção humana. Desta forma, nos apropriamos metodologicamente das narrativas escritas destes estudantes que, por meio das redes sociais e conectados à pagina do “Um monte de letras”, fazem uso dos conteúdos audiovisuais elaborados pelo professor responsável pelo projeto, em um sistema digital interconectado que envolve produção de saberes x conhecimento x formação. Este relato também propõe a inserção das ideias sobre “pedagogias culturais” no sentido de dilatar o conceito de “ciberdocência”, dentro dos debates promovidos por SANTOS (2019). Nesta linha de raciocínio, dialogamos epistemologicamente com os conceitos de “experiência significativa” (LARROSA, 2002), considerando o mundo digital território de experimentações relevantes na contemporaneidade, “atos de currículo” (MACEDO, 2017) inferindo sobre o potencial de aprendizagem que as vivências digitais podem nos proporcionar e o conceito de “cultura visual” (GOMES, 2021), apresentando as visualidades enquanto espaço de possibilidades formacionais discentes e docentes. Desta forma, o projeto “Um monte de letras” se mostra campo de experimentações para, a partir de um olhar sensível, compreender as diversas possibilidades de aprendizagem que o mundo digital oferece, não apenas para estudantes mas também para a formação na ciberdocencia. Por fim, este artigo sugere uma ampliação e aprofundamento dos debates acerca da temática, revelando problematizações da prática pedagógica digital em atos de currículo, em um mundo cada dia mais conectado.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

LIMA, Laila Sampaio; PEREIRA, Anderson Rabelo. CURRÍCULO E CIBERDOCÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “UM MONTE DE LETRAS” NA REDE SOCIAL INSTAGRAM.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/412706-CURRICULO-E-CIBERDOCENCIA--A-EXPERIENCIA-DO-PROJETO-UM-MONTE-DE-LETRAS-NA-REDE-SOCIAL-INSTAGRAM. Acesso em: 23/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes