O CONCEITO E AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA PERCECIONADOS POR PROFESSORES DE LÍNGUAS

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
O CONCEITO E AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA PERCECIONADOS POR PROFESSORES DE LÍNGUAS
Autores
  • Carla Fonseca
  • Carlos Alberto Alves Soares Ferreira
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Cotidianos
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/412115-o-conceito-e-as-praticas-de-avaliacao-formativa-percecionados-por-professores-de-linguas
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Avaliação formativa, perceções, professores de línguas
Resumo
Do ponto de vista teórico, atualmente a avaliação das aprendizagens dos alunos é entendida como um processo e uma prática que visam promover as aprendizagens dos alunos. Com ênfase na avaliação formativa, avalia-se continuamente os processos de aprendizagem dos alunos, a pela comparação com critérios de avaliação claramente definidos, para a verificação das aprendizagens que os alunos vão realizando e para o diagnóstico e compreensão das dificuldades ou dos erros cometidos. Através deste diagnóstico contínuo, é possível delinear estratégias de ensino e de aprendizagem que permitam a cada aluno, com a sua idiossincrasia, corrigir dificuldades e erros e melhorar a sua aprendizagem. Todo este processo tem de ser participado pelo aluno, através de processos de feedback professor-aluno e aluno-colegas, pela sua autoavaliação e autorregulação da sua aprendizagem. Assim, questionámos as perceções de professores de línguas sobre o conceito e as práticas de avaliação formativa, pelo que neste texto apenas apresentaremos e discutiremos alguns resultados sobre as perceções sobre o conceito e as práticas de avaliação formativa. Os objetivos visados com esta parte da investigação foram os seguintes: a) Compreender as perceções de professores de línguas sobre o conceito de avaliação formativa; b) Verificar as vantagens da prática da avaliação formativa mencionadas por professores de línguas; c) Caracterizar as perceções de professores de línguas sobre as práticas de avaliação formativa. Levou-se a cabo uma metodologia de investigação qualitativa concretizada por recolha e análise documental e por entrevistas semi-estruturadas a 14 professores de línguas (materna e estrangeira) de todos os grupos de recrutamento. Os dados recolhidos foram submetidos à análise de conteúdo, dela emergindo as seguintes categorias: a) Perceção do conceito de avaliação formativa; b) Perceção sobre a prática da avaliação formativa. Os resultados obtidos indicam que os professores de línguas a percecionaram como uma modalidade de recolha de informações contínua e sistemática para serem devolvidas ao aluno de forma que este possa agir de acordo com as suas necessidades de aprendizagem. Relativamente à perceção sobre as práticas de avaliação formativa, os professores consideram que a execução destas práticas se baseia no conhecimento e na compreensão que os alunos devem ter acerca dos critérios de avaliação. A prática da avaliação formativa não foi percecionada como restringida a um momento específico da aula, sendo integrada no processo de ensino e de aprendizagem e realizada com diversos instrumentos para a regulação do processo de ensino e de aprendizagem. Apesar de ainda percecionarem a prevalência da testagem com fins sumativos, há uma intencionalidade em tornar as práticas da avaliação formativa em práticas recorrentes, dados os benefícios que lhe reconhecem no processo de ensino e de aprendizagem.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FONSECA, Carla; FERREIRA, Carlos Alberto Alves Soares. O CONCEITO E AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA PERCECIONADOS POR PROFESSORES DE LÍNGUAS.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/412115-O-CONCEITO-E-AS-PRATICAS-DE-AVALIACAO-FORMATIVA-PERCECIONADOS-POR-PROFESSORES-DE-LINGUAS. Acesso em: 05/10/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes