REFERENCIAL CURRICULAR FRANCISCANO: IMPLICAÇÃO E TRAIÇÃO EPISTEMOLÓGICA

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
REFERENCIAL CURRICULAR FRANCISCANO: IMPLICAÇÃO E TRAIÇÃO EPISTEMOLÓGICA
Autores
  • Vigna Soraia de Jesus Barboza
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Políticas de Currículo e Formação
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/412006-referencial-curricular-franciscano--implicacao-e-traicao-epistemologica
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Referencial Curricular Franciscano, traição, inspiração
Resumo
O presente estudo contextualiza a experiência do processo de construção do Referencial Curricular Franciscano, pelos profissionais da Educação da Educação Infantil do município de São Francisco do Conde na Bahia. Esse trabalho tem como objetivos: relatar experiência realizada no território baiano que serviu de inspiração para outros municípios através do programa de (Re)elaboração dos Referenciais Curriculares Municipais da Bahia; evidenciar de que maneira os profissionais da educação, autonomamente teceram críticas a Base Nacional Comum Curricular (2017) e optaram em desjogar o jogo (MACEDO, 2017) com implicação e traição epistemológica. Para a realização do estudo aqui resumido, será utilizado a pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, pois pretende descrever a concepção do Referencial, no período de 2019-2020, utilizando os seguintes instrumentos: coleta de dados através do diário de bordo e a observação feita no decorrer dos encontros dos grupos de trabalho. As atividades iniciaram a partir dos encontros formacionais instituídos nos “bastidores” da secretaria de educação com os seus técnicos. Enquanto isso, abriu-se inscrições para os grupos de trabalho inicialmente nos Pré Diálogos (momento formacional de antever as ações do próximo ano letivo da rede de ensino) e posteriormente através de inscrições on-line. No primeiro encontro o grupo analisou a Base Nacional Comum Curricular (2017), após leitura e exposição dos seus argumentos ficou definido que o documento não os contemplava de maneira integral, pois não apresentavam a questões como: étnicos raciais, culturais e ambientais no que tangem as especificidades franciscanas. Com isso, ficou definido pelo grupo que o Referencial Curricular Franciscano teria como referência os princípios das Diretrizes Curriculares para Educação Infantil (2009) e da Base Nacional Comum Curricular (2017), porém iriam criar as suas Expectativas de Aprendizagem de acordo as faixas etárias bem como os textos do organizador curricular. Nesse interim, os técnicos da secretaria de educação foram às escolas para ouvir as crianças. Para estabelecer o diálogo com elas, utilizaram o desenho e a entrevista semiestruturada, estas eram norteadoras para outras que surgiam após as respostas das crianças. Com as discussões e a escrita acontecendo de forma simultânea, os profissionais contavam com a assessoria do Grupo de Pesquisa em Currículo Complexidade e Formação da Universidade Federal da Bahia, que contribuíam de forma única, fazendo todos refletirem sobre o que é uma política de currículo. Em 2020 o documento foi colocado para consulta pública, na qual a comunidade franciscana pode fazer relevantes contribuições. Após esse período foi enviado para o Conselho Municipal de Educação que aprovou sem nenhuma objeção o documento. O que se pode concluir com isso, é como, através da interpretação de um documento mandatório, foi possível desjogar o jogo do outro de forma digna, construindo um documento a centenas de mãos, ouvindo as crianças e os seus profissionais, um documento feito com o outro e não para o outro (MACEDO, 2017).
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOZA, Vigna Soraia de Jesus. REFERENCIAL CURRICULAR FRANCISCANO: IMPLICAÇÃO E TRAIÇÃO EPISTEMOLÓGICA.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/412006-REFERENCIAL-CURRICULAR-FRANCISCANO--IMPLICACAO-E-TRAICAO-EPISTEMOLOGICA. Acesso em: 12/05/2025

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