EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL, ATOS E ATORES DE CURRÍCULO: TRÂNSITOS ENTRE O TEATRO E A IMAGEM NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFBA

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL, ATOS E ATORES DE CURRÍCULO: TRÂNSITOS ENTRE O TEATRO E A IMAGEM NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFBA
Autores
  • Cilene Canda
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Linguagens
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/410839-educacao-do-sensivel-atos-e-atores-de-curriculo---transitos-entre-o-teatro-e-a-imagem-na-licenciatura-em-pedagog
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Currículo; Linguagem; Teatro do Oprimido; Formação de professores.
Resumo
Introdução: A educação do sensível é investigada no âmbito da licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Bahia, mediante uma experiência com o Teatro imagem, linguagem de formação estética e política do Teatro do Oprimido, sistematizada por Augusto Boal (2002, 2005, 2007). Objetivos: A pesquisa propõe-se investigar o Teatro imagem como proposta metodológica de criação e interpretação de linguagens, atos de currículo, seus atores e instituintes culturais (MACEDO, 2013), tensionando o conhecimento sensível produzido em um processo de formação docente, por meio da escuta das significações da experiência (LAROSSA, 2002) pelos estudantes. Metodologia: Como procedimentos de análise dos saberes produzidos, a pesquisa focalizou dois aspectos: 1. Reflexões sobre a educação do sensível (DUARTE JR, 2001) como atos de currículo, situando o corpo como linguagem, vínculo social e formação; 2. Análise de experiências com o Teatro-imagem com os atores de currículos, estudantes de Licenciatura em Pedagogia, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFBA), mediante a significação e a verbalização sobre a experiência de criação compartilhada. O Teatro do Oprimido foi adotado como experiência de teatro popular, sendo entendido nessa investigação como procedimento artístico-metodológico propício aos contextos de formação crítica e sensível, profícua à provocação dos sentidos e à leitura crítica dos conteúdos, valores e práticas sociais (SANTOS, 2018; TURLE, 2017). Resultados: Os resultados levantados na investigação apontam que a experiência potencializou atos de currículos e instituintes culturais atualizados em processos de criação artística, favorecendo processos subjetivos de libertação, dialogismo e criticidade (FREIRE, 1979, 1981, 1996). Além disso, a experiência estética com o Teatro do Oprimido, do ponto de vista da mediação didática oportuniza a constituição de espaços/tempos de partilha do sensível (RANCIÉRE, 2005), bem como o reconhecimento de si e de classe como potência de mudança social. As imagens produzidas pelos estudantes de licenciatura em pedagogia, e analisadas mediante interpretação com base nas verbalizações dos sujeitos envolvidos, indicam a abertura para a representação de situações sociais marcadas por inúmeras formas de opressão vividas ou testemunhadas na realidade. Conclusões: No processo formativo do Teatro do Oprimido, o sujeito se vê no lugar da encenação representativa da realidade e tende a participar para mudar o que está sendo apresentado, como metáfora da vida real. Em específico, o Teatro imagem, pode ser compreendido como dispositivo pedagógico, considerando a cena como espaço estético e político que gera e provoca reflexões e atitudes críticas sobre o próprio processo formativo. Os estudos derivados da experiência sensível indicam potencialidades dos atores e seus atos de currículo instituintes em processos de formação estética que oportunize a ressignificação do olhar habitual do sujeito sobre a realidade cotidiana, repensando-a e recriando-a.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

CANDA, Cilene. EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL, ATOS E ATORES DE CURRÍCULO: TRÂNSITOS ENTRE O TEATRO E A IMAGEM NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFBA.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/410839-EDUCACAO-DO-SENSIVEL-ATOS-E-ATORES-DE-CURRICULO---TRANSITOS-ENTRE-O-TEATRO-E-A-IMAGEM-NA-LICENCIATURA-EM-PEDAGOG. Acesso em: 27/07/2024

Trabalho

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