CURRÍCULO EM DEBATE: ANÁLISES SOBRE PROPOSTA PARA REELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
CURRÍCULO EM DEBATE: ANÁLISES SOBRE PROPOSTA PARA REELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA
Autores
  • Hellen Mathilde Vicelli
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Escola Básica
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/410643-curriculo-em-debate--analises-sobre-proposta-para-reelaboracao-dos-curriculos-em-educacao-especialinclusiva
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Palavras-chave: Currículo. Educação Especial. Escola Básica
Resumo
Este texto sustenta-se pelo questionamento de como se analisa a diferença face ao currículo comum e como é concebida e operacionalizada a diferenciação no currículo que construirá a educação de qualidade para os deficientes na escola comum. Na tentativa de resposta, nos orientamos pela hipótese de que o material produzido pelo Instituto Rodrigo Mendes (2019), braço do Movimento Todos pela Base, atende a uma necessidade não tratada na Base Nacional Comum Curricular (2017), restrito à educação básica, nas etapas da educação infantil, ensino fundamental e na modalidade de Educação Especial. Restrição suportada pelos discursos de transversalidade e inclusão, isto é, a recontextualização curricular como condição para a construção de um Sistema Educacional Inclusivo. Para consolidar ou refutar esta hipótese, temos como objetivo analisar as relações entre a Base Nacional Comum Curricular (2017) e a Educação Especial e os sentidos que elas adquirem no Material Complementar Para Reelaboração Dos Currículos – Educação Especial/Inclusiva (2019), na perspectiva de desvelar as proposições curriculares e suas consequências pedagógicas, na promoção de uma educação de qualidade. A par disso, os procedimentos utilizados para esta escrita estão fundados nas técnicas da pesquisa qualitativa, de um lado, orientada pela pesquisa bibliográfica, a partir dos processos de levantamento, seleção e análise de artigos de periódicos, capítulos de livros, livros, particularmente produzidos nos campos da educação, educação especial e currículo, voltados às temáticas currículo, prática curricular, educação básica, atendimento educacional especializado, inclusão escolar, escola inclusiva, adaptação curricular e acessibilidade curricular. E de outro, pela pesquisa documental, especificamente, a Base Nacional Comum Curricular (2017); o Material Complementar Para Reelaboração Dos Currículos – Educação Especial/Inclusiva (2019) e; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9394/96. Vale destacar, que o Material Complementar Para Reelaboração Dos Currículos – Educação Especial/Inclusiva (2019) contempla algumas sugestões de estratégias para o professor, de acordo com os diferentes tipos de aprendizagem, dando uma dimensão ampliada, segundo ele, capaz de ultrapassar a abordagem da diversidade em habilidades especificas propostas pela Base Nacional Comum Curricular (2017). Habilidades essas, focadas em procedimentos comuns compartilhados dentro de um grupo de estudantes, determinando que a escola, os professores e estudantes configuram um “território em disputa”. Em conclusão, as análises acerca do Material Complementar Para Reelaboração Dos Currículos – Educação Especial/Inclusiva (2019) informam a tentativa de ressignificação da Base Nacional Comum Curricular (2017) no campo da educação especial (na perspectiva da educação inclusiva), ao mesmo tempo que revelam a ancoragem aos determinantes liberais, relacionados ao pensar e ao fazer pedagógico, comprometido com os discursos da qualidade remetidos à perspectiva de acolhimento como sinônimo de respeito às diversidades.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VICELLI, Hellen Mathilde. CURRÍCULO EM DEBATE: ANÁLISES SOBRE PROPOSTA PARA REELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/410643-CURRICULO-EM-DEBATE--ANALISES-SOBRE-PROPOSTA-PARA-REELABORACAO-DOS-CURRICULOS-EM-EDUCACAO-ESPECIALINCLUSIVA. Acesso em: 10/09/2024

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