A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA ESTEIRA DE PERFORMATIVIDADES NEOLIBERAIS

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA ESTEIRA DE PERFORMATIVIDADES NEOLIBERAIS
Autores
  • Phelipe Florez Rodrigues
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo, Globalização e Internacionalização
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/410434-a-base-nacional-comum-curricular-na-esteira-de-performatividades-neoliberais
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Neoliberalismo, Performatividade, BNCC
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir os efeitos das agendas neoliberais sobre a Base Nacional Comum Curricular tomando em conta como esta relação se forjou discursivamente. Como forma de produzir esta análise lanço mão de um estudo de análise documental focalizando a BNCC, discutindo seu texto introdutório e especificamente como a assunção de um discurso centrado em uma ideia de desenvolvimento de competências se articula com pautas neoliberais. O escopo analítico desta pesquisa pauta-se em um levantamento bibliográfico em que dialogo com autores do campo do currículo e das ciências sociais direcionados a um escopo teórico pós-estrutural, objetivando uma leitura desconstrutivista acerca da relação entre organização econômica internacional e produção de políticas educacionais. Neste sentido, proponho uma interpretação das assimetrias e inflexões produzidas pelo desenvolvimento de um corpus ético e político econômico afastando-me de uma leitura dialética da sociedade. Postulo, desta forma, atentar a relação entre agendas neoliberais e a produção política da BNCC sob uma perspectiva discursiva em que assumo a tessitura do social como por vir e contingência que se produz na diferença. Embasando esta perspectiva teórica, destaco estudos de Judith Butler, Michel Foucault e Wendy Brown para pensar nas inflexões pertinentes ao objeto enunciado. A articulação do objeto com o arco teórico escolhido conduz a análise para a dimensão performativa em que a tensão entre a força desprendida por um ethos econômico neoliberal exercida sobre o social e a dimensão da diferença que não se estabelece como objeto e sim como constituinte de toda contingência acaba produzindo luta e disputas por significações e nunca fixações. Este trabalho se organiza em cinco seções em que por ordem inicio apresentando a problemática de pesquisa. Em seguida pontuo o objeto na esteira de agendas neoliberais; discuto teoricamente performatividade e neoliberalismo; articulo a discussão sobre performatividade neoliberal e a BNCC e finalizo destacando que a luta política mobilizada pela busca por preenchimento de sentidos par além de tensionar as dimensões peformáticas e normativas do/no acontecimento jamais produziu e produzirá estancamento. Como resultado desta proposta analítica, identifico que a entrada de anseios neoliberais que buscou se normatizar na política da BNCC centrou-se na métrica de reiteração de valências comportamentais objetivando uma suposta adaptação/formação de indivíduos habilidosos e capazes de performar um em contexto paradigmatizado pelo neoliberalismo.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, Phelipe Florez. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA ESTEIRA DE PERFORMATIVIDADES NEOLIBERAIS.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/410434-A-BASE-NACIONAL-COMUM-CURRICULAR-NA-ESTEIRA-DE-PERFORMATIVIDADES-NEOLIBERAIS. Acesso em: 20/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes