“PROFESSORES EXCELENTES”: PRODUÇÃO DISCURSIVA NA IDENTIFICAÇÃO DOCENTE

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
“PROFESSORES EXCELENTES”: PRODUÇÃO DISCURSIVA NA IDENTIFICAÇÃO DOCENTE
Autores
  • TATINE PENARIOL DE ROSATO
  • Ozerina Victor de Oliveira
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo, Globalização e Internacionalização
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/410410-professores-excelentes--producao-discursiva-na-identificacao-docente
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Políticas curriculares. Identidade docente. Banco Mundial.
Resumo
Na análise de políticas educacionais, a noção de ciclo de políticas tem contribuído para a identificação de seus protagonistas, com seus confrontos e articulação de sentidos. Organismos multilaterais têm se posicionado favoravelmente no contexto de influência e procurado garantir a articulação de sentidos por meio de textos, mantendo-se bem posicionado no contexto do texto, a ponto do Banco Mundial produzir/encomendar o documento Professores Excelentes (BRUNS e JAVIER, 2014). Desde o título, tensionamos enunciados produtores de sentido para a identidade docente neste documento, que serão expostos por meio de análise discursiva, delimitada no texto do referido documento. A escolha deste material justifica-se na medida que este órgão tem, sistematicamente, referenciado políticas públicas no Brasil desde a década de 1980 (PEREIRA, 2018). E a escolha pela análise do discurso ocorreu por consideramos a subjetivação das políticas na relação estrutura/ação sem dicotomias ou essencialismos (BALL e MAINARDES, 2011; LOPES e MACEDO, 2011). Professores Excelentes, endereçado aos países da América Latina e Caribe, parte da inspeção de docentes atuando em sala de aula. Estas incidem sobre a instrução, a manutenção dos alunos envolvidos e as práticas e materiais pedagógicos, ranqueando, comparando e expondo seus resultados em documento de domínio público. As avaliações de desempenho nele assumem lugar de neutralidade capaz de produzir evidências deslizadas para a noção de que o fracasso diante da aprendizagem é uma falta docente. O significante “instrução” delineia o papel docente de aplicador de conteúdo, desconsiderando processos intersubjetivos da relação ensino-aprendizagem e seu potencial crítico. A linguagem empresarial predomina na construção textual do documento ao usar significantes tais como “recrutamento”, “eficácia” e “desempenho”, indicando posicionamento econômico-produtivista como referência para a educação em países historicamente marcados por desigualdades. As diferenças político-culturais são artificialmente apagadas ao forçarem um ideal quantificável. Este ataque à identidade docente destitui o papel político desta profissão e eclipsa a complexidade brasileira e suas demandas históricas por justiça social e curricular. Escrito por economistas sob a égide do Banco Mundial, o texto parte de uma visão de educação como investimento econômico para um projeto futuro, com metas específicas e, assim, expõe discursivamente posicionamento político neoliberal. Em se tratando de identificação docente e considerando a noção de performatividade (Ball 2002), concluímos que o discurso abstraído configura performatividade produtivista a-crítica e produtora de injustiças, sendo Professores Excelentes vívida demonstração da relação intersubjetiva entre identificação docente e neoliberalismo no cenário de políticas educacionais públicas, em que se articula o neoliberalismo macro, de sujeição ao Banco Mundial, e micro, de subjetivação performática desses discursos por professores.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

ROSATO, TATINE PENARIOL DE; OLIVEIRA, Ozerina Victor de. “PROFESSORES EXCELENTES”: PRODUÇÃO DISCURSIVA NA IDENTIFICAÇÃO DOCENTE.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/410410-PROFESSORES-EXCELENTES--PRODUCAO-DISCURSIVA-NA-IDENTIFICACAO-DOCENTE. Acesso em: 27/07/2024

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