TRANSVERSALIZANDO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NAS TEIAS, NAS TRAMAS DOS CAMINHOS TRAÇADOS E DADOS POR EXU: CURRÍCULO, ENSINO FUNDAMENTAL E DECOLONIALIDADE

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
TRANSVERSALIZANDO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NAS TEIAS, NAS TRAMAS DOS CAMINHOS TRAÇADOS E DADOS POR EXU: CURRÍCULO, ENSINO FUNDAMENTAL E DECOLONIALIDADE
Autores
  • Laís Costa Ferreira
  • ROSEMARY LAPA DE OLIVEIRA
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Linguagens
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/410404-transversalizando-a-contacao-de-historias-nas-teias-nas-tramas-dos-caminhos-tracados-e-dados-por-exu--curriculo
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Contação de História, Currículo, Decolonialidade
Resumo
A presente produção científica inscreve-se no bojo de importantes debates da atualidade como contação de histórias, currículo e decolonialidade, ponderando, nesse processo, elementos necessários à formação de sujeitos críticos e reflexivos, que carreguem consigo elementos da sua historicidade. Isso porque já é sabido que a contação histórias é um recurso educacional representativo que abarca múltiplas facetas socioculturais e de integração, socialização, ludicidade e estética na prática pedagógica. O trabalho científico busca analisar a transversalidade da contação de histórias no currículo do ensino fundamental, na perspectiva da decolonialidade. Os objetivos específicos são: analisar a interação do trabalho docente com a contação de histórias; conhecer os critérios utilizados na seleção das histórias contadas; verificar como a contação de histórias provoca discussões de decolonialidade no currículo. A metodologia versada na pesquisa empírica foi a abordagem qualitativa, em consonância com a pesquisa documental, fundada em informações extraídas de documentos primários e secundarários da instituição, questionários, além da revisão teórica. Cabe ressaltar que recorreremos a esses documentos para que possamos alçancar subsídios discurssivos necessários para o desenvolvimento da pesquisa.Pois a posposta pedagógica da instituição de ensino diálogo entre as epistemologias ocidentais e as epistemologias afro-diaspóricas transvesalizadas no currículo sendo mediada pela contação de histórias. Em outras palavras, tende a possibilitar compreenção dos discentes no ambiente escolar de onde viemos, para entendermos aquilo que somos e articularmos os passos para onde queremos ir. Dessa forma, buscamos dar inteligibilidade ao trabalho desenvolvido ali, transversalizando a contação de histórias no currículo do ensino fundamental, no intuito de encontrar caminhos para a formação de docentes, no sentido de mediação a formação de discentes políticos e reflexivos desde tenra idade. As escolas de educação infantil são importantes instituições de produção de conhecimento, que devem ser inseridas nos debates sobre decolonialidade, haja vista o país em que vivemos, notadamente a cidade de Salvador que abriga grande contingente de afrodescendentes e, levantar essas discussões através da contação de histórias, por seu meio lúdico e ancestral, pode produzir ações curriculantes muito mais significativas, uma vez que se considere que as instituições de ensino são espaços de consolidação e rupturas de ideias dominantes.Os aportes teóricos utilizados para embasar o trabalho foram Busatto (2012), Machado (2013, 2019), Machado (2014, 2019), Souza (2018), Mota (2017), Barzano (2008), Oliveira (2012), Hampaté Bâ (1982, 2010). Obras que nos ofereceram subsídios importantes para o desenvolvimento do estudo, que encontra-se em processo de construção.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Laís Costa; OLIVEIRA, ROSEMARY LAPA DE. TRANSVERSALIZANDO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NAS TEIAS, NAS TRAMAS DOS CAMINHOS TRAÇADOS E DADOS POR EXU: CURRÍCULO, ENSINO FUNDAMENTAL E DECOLONIALIDADE.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/410404-TRANSVERSALIZANDO-A-CONTACAO-DE-HISTORIAS-NAS-TEIAS-NAS-TRAMAS-DOS-CAMINHOS-TRACADOS-E-DADOS-POR-EXU--CURRICULO. Acesso em: 15/05/2025

Trabalho

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