O OLHAR DE GESTORES E DOCENTES SOBRE A REFORMA DO CURRÍCULO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
O OLHAR DE GESTORES E DOCENTES SOBRE A REFORMA DO CURRÍCULO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Autores
  • NERI EMILIO SOARES JUNIOR
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Políticas de Currículo e Formação
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/410396-o-olhar-de-gestores-e-docentes-sobre-a-reforma-do-curriculo-em-uma-instituicao-de-educacao-profissional
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Política curricular; Educação profissional; Reforma do currículo; Gestão.
Resumo
O objetivo do estudo é investigar como foi encaminhada a reformulação curricular em uma instituição de educação profissional e identificar a avalição que os gestores e docentes realizaram deste processo. Procurou-se analisar como os gestores analisam o impacto da reforma na organização e desenvolvimento do trabalho docente e a participação dos docentes no processo de reforma curricular e como os docentes avaliarão as ações realizadas pela reitoria, no processo de reforma curricular. Foi realizado um estudo de caso de uma instituição de educação profissional no estado de Goiás. Os procedimentos de levantamento dos dados foram a análise documental e a entrevista. Os documentos analisados foram: a) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei n. 9.394 de 1996; b) as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional de nível técnico (Parecer CNE/CEB n. 11/12 e a Resolução CNE/CBE n.06/12). Também foi analisado uma obra publicada em formato de livro constituído de um conjunto de textos sobre o processo de reformulação curricular realizado na instituição. Os interlocutores da pesquisa foram cinco gestores: o Pró-Reitor de Ensino, a Diretora de Desenvolvimento de Ensino e o Coordenador Geral de Ensino Médio, o Diretor Geral e o Gerente de Ensino do Campus Formador. Participaram seis docentes, das seguintes disciplinas: Biologia, Matemática, Análise de Sistemas, Educação Física, Engenharia Civil e Sociologia. No contexto da Instituição Formadora a posição dos gestores entrevistados em relação foi de acordo, de forma unânime, com o projeto estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional. A partir disto, houve a realização de diferentes ações para a “implantação” dessas diretrizes de forma integral, sem alteração ou superação do projeto contido nessa política curricular. Sendo assim, no processo de reformulação curricular foi realizado, pela Pró-Reitoria de Ensino, a partir do empreendido das seguintes ações: alteração dos Projetos Políticos de Cursos e das matrizes curriculares dos cursos técnicos ofertados pela instituição; realização de um curso de formação continuada de docentes e técnicos administrativos; organização e desenvolvimento de eventos de caráter científico; realização de um trabalho piloto de reformulação curricular e; diálogos entre representantes da Pró-Reitoria de Ensino e os campi.Foi identificado que os gestores da Instituição Formadora apresentavam acordo com o projeto que fundamenta o texto curricular contido nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional e passaram a realizar um movimento de reprodução dos textos curriculares oficiais. Os gestores consideraram que a integração entre o ensino médio e o ensino profissional não ocorreu de fato e que os docentes têm resistido às mudanças propostas pela reforma curricular. Já os professores avaliam que as ações realizadas pela reitoria no processo da reformulação curricular foram insuficientes para que os mesmos pudessem se apropriar do projeto pedagógico deste texto curricular.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JUNIOR, NERI EMILIO SOARES. O OLHAR DE GESTORES E DOCENTES SOBRE A REFORMA DO CURRÍCULO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/410396-O-OLHAR-DE-GESTORES-E-DOCENTES-SOBRE-A-REFORMA-DO-CURRICULO-EM-UMA-INSTITUICAO-DE-EDUCACAO-PROFISSIONAL. Acesso em: 14/05/2025

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