OS DOCUMENTOS CURRICULARES E OS SENTIDOS DE CURRÍCULO – QUE IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO?

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
OS DOCUMENTOS CURRICULARES E OS SENTIDOS DE CURRÍCULO – QUE IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO?
Autores
  • Amélia Maria Araújo Mesquita
  • LAURA CERETTA MOREIRA
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo, Diversidade e Didáticas
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/410096-os-documentos-curriculares-e-os-sentidos-de-curriculo--que-implicacoes-no-contexto-da-inclusao
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Currículo, Inclusão, Documentos curriculares
Resumo
A educação inclusiva é um paradigma e uma política educacional que reconhece que a escola produziu mecanismos de exclusão. A partir desse reconhecimento busca identificar as barreiras produzidas para criar mecanismos de superação, a fim de valorizar a diferença e potencializar a diversidade constitutiva do espaço educativo. Nesse sentido, podemos afirmar que a educação inclusiva está alicerçada no campo dos direitos humanos (PLESCHT, 2020; DINIZ; BARBOSA; SANTOS, 2010; RODRIGUES; NOZU; COIMBRA NETO, 2019). Esse é o pressuposto que orienta a análise dos documentos curriculares produzidos desde a década de 1990, particularmente os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2010) e a Base Nacional Comum Curricular (2018), com o objetivo de identificar e problematizar os sentidos de currículo no contexto da inclusão, particularmente do público-alvo da educação especial. Ancorada na abordagem qualitativa, os documentos curriculares em análise se constituem objetos, pois revelam aspectos que nos permitem identificar aquilo que é definido como verdade no processo de seleção e distribuição do conhecimento, e fontes de pesquisa, medida em que possuem especificidades e ocupam um determinado lugar dentro de um contexto (SILVA, 2016). Como resultados parciais, identificamos sentidos próximos e distintos que operam a ideia de currículo nesses documentos. Para os Parâmetros Curriculares o currículo deve focar no desenvolvimento de capacidades dos alunos, sendo os conteúdos curriculares um meio de aquisição dessas capacidades. Para as Diretrizes Curriculares da Educação Básica o currículo deve ser entendido como experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento. E para a Base Nacional Comum Curricular o currículo é um produto elaborado pelos sistemas e redes de ensino, com base nas aprendizagens essenciais por ela definidas, tendo como eixo central, o desenvolvimento de competências. Esses três sentidos produzem efeitos para a inclusão. Os Parâmetros secundarizaram o valor do conhecimento na formação do aluno ao se assentarem na lógica da competência e do cognitivismo, responsabilizando o aluno pelo possível fracasso escolar. Na mesma lógica, a Base retoma as competências como elemento central e destaca seu alinhamento às orientações e avaliações internacionais, por meio da indicação do que os alunos devem “saber” e, sobretudo, “saber fazer”. Ambos os documentos operam na contramão da superação de barreiras que produzem a exclusão e se sustentam em sentidos de currículo que servem de instrumentos para controle e classificação de alunos mais ou menos competentes, a depender do acúmulo de “saber” e “saber fazer”. As Diretrizes, destoam dessa perspectiva, mas se mantém refém da lógica empreendida pelas avaliações em larga escala. Assim, pode-se afirmar que os sentidos de currículo presentes nesses documentos curriculares ainda se colocam como obstáculo para superação das barreiras que produzem processos de exclusão e pouco se alinham à inclusão como campo dos direitos humanos.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MESQUITA, Amélia Maria Araújo; MOREIRA, LAURA CERETTA. OS DOCUMENTOS CURRICULARES E OS SENTIDOS DE CURRÍCULO – QUE IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO?.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/410096-OS-DOCUMENTOS-CURRICULARES-E-OS-SENTIDOS-DE-CURRICULO--QUE-IMPLICACOES-NO-CONTEXTO-DA-INCLUSAO. Acesso em: 06/10/2024

Trabalho

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