MOCHILAS EXISTENCIAIS E FUNCIONALIDADE CORPO-MENTE: POSSIBLIDADE DE CURRÍCULO VIVO

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
MOCHILAS EXISTENCIAIS E FUNCIONALIDADE CORPO-MENTE: POSSIBLIDADE DE CURRÍCULO VIVO
Autores
  • Jose Teixeira Neto - Zelão
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Contemporaneidade
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/396060-mochilas-existenciais--e-funcionalidade-corpo-mente--possiblidade-de-curriculo-vivo
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
mochilas existenciais, corpo, bioenergética, currículo vivo
Resumo
Concebendo currículo como pautas formativas forjadas pelas intencionalidades em interações, embates e negociações culturais cotidianas e compreendendo a funcionalidade corpo-mente e seus processos psíquicos e somáticos como recurso para autoconhecimento e autorregulação na perspectiva bioenergética, proponho sentir/pensar os corpos como possibilidades de currículo vivo. Plasmações biopsicossocias multirreferencializam os indivíduos como autores de si nos coletivos em que habitam, nas bacias semânticas onde estão/de onde vêm se tornando o que têm sido. O que podemos aprender com a funcionalidade corpo-mente para ampliar nosso desenvolvimento humano nos âmbitos pessoal e social? As interações que estamos praticando nas sociedades líquidas, para Bauman; na hipermodernidade, para Lipovestky; na crise da modernidade para Hobsbawm; na sociedade do cansaço, para Byung-Chul Han; no biopoder e no noopoder, para Foucault, têm nos subjetivado para novas maneiras de existir interpelados pelos engendramentos da lógica do capital e nos tornado sujeitos de determinados discursos, em especial para performativismo e produtivismo. Os corpos são vida em gerúndio, estão sempre em construção e adquirindo diferentes significados e sentidos em contextos históricos diferentes. Como podemos aprender com nossas emoções em nossos corpos? Como nossos corpos trazem nossas histórias? Quais usos podemos fazer dessas aprendências? Nessa proposição, os corpos são compreendidos como currículos insurgentes movidos pelas mochilas existenciais de cada indivíduo. A potência mobilizadora para essa tecitura são diálogos fulcrais entre a multirreferencialidade, o nomadismo compósito, a perspectiva dos estudos culturais e a análise bioenergética para tornar compreensíveis as marcas que tatuamos e que nos tatuaram existencialmente, nos tornando na heterogênese. Conhecer nossas histórias emocionais, interagir com elas, com o self corporal como um reservatório energético no qual “instintos são transformados em impulsos socializados e regulados que constituem a fonte da mobilidade”, em uma dialética de neuroplasticidade entre soma e socius, ressignificar essas histórias por meio de suas inscrições em nossos corpos, nos provocam para aprendências constantes; é potência de vida. Esses currículos são aberturas de “caminhos energéticos, psicoemocionais e corporais que aumentam a vitalidade do corpo” para o prazer e para a vida nas interações sociais, resistindo e enfrentando os totalitarismos. Reich, Lowen, Keleman, Tonella, Navarro, Albertini me ajudam a compreender sinais e textos, inscrições e vozes, expansões e contrações de nossos corpos; Foucault e Le Breton, os pertencimentos e exclusões; e Macedo, Paraíso, Masschelein e Ingold, a vislumbrar currículo em uma perspectiva aberta. Com eles e para além deles, articulo essa funcionalidade corpo-mente por meio das mochilas existenciais como pautas formativas no gerúndio da existência, portanto, como possibilidades de currículos vivos, aprendências potência para autopercepção, autoconsciência, autoexpressão, enfim, autorregulação.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ZELÃO, Jose Teixeira Neto -. MOCHILAS EXISTENCIAIS E FUNCIONALIDADE CORPO-MENTE: POSSIBLIDADE DE CURRÍCULO VIVO.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/396060-MOCHILAS-EXISTENCIAIS--E-FUNCIONALIDADE-CORPO-MENTE--POSSIBLIDADE-DE-CURRICULO-VIVO. Acesso em: 11/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes