HORTA MEDICINAL NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS)

Publicado em 30/06/2023 - ISBN: 978-85-5722-835-1

DOI
10.29327/1283086.1-1
Título do Trabalho
HORTA MEDICINAL NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS)
Autores
  • Ires Maria Alves Feitosa
  • Nailton Rodrigues de Castro
  • Maria De Jesus Alves Feitoza
  • Breno Erique Almeida de Brito
  • Antônio Rodrigues Dos Santos Neto
Modalidade
Resumo
Área temática
Sistemas de produção vegetal e animal em transição agroecológica
Data de Publicação
30/06/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-simposio-de-saberes-agroecologicos-do-norte-do-piaui-312465/614053-horta-medicinal-no-centro-de-atencao-psicossocial-(caps)
ISBN
978-85-5722-835-1
Palavras-Chave
Meio ambiente; inserção, inclusiva; tratamento; pacientes
Resumo
As plantas medicinais são usadas há muito tempo e são conhecidas por possuírem propriedades que auxiliam na cura e tratamento de algumas doenças e neste trabalho, ao realizar atividades manuais com o cultivo destas plantas buscou auxiliar no tratamento dos pacientes e assim uma forma de incluí-los. Nesse sentido, objetivou-se relatar a experiência entre os saberes culturais e sua importância na implantação de uma horta medicinal didática no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no município de Cocal - PI. O projeto de extensão foi desenvolvido durante os meses de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, onde no primeiro mês foi realizada uma revisão bibliográfica, no segundo e terceiro mês do projeto, a assistente social, juntamente com os pacientes do CAPS e estudantes do curso de Tecnologia em Agroecologia e Licenciatura em Matemática, construíram a horta medicinal didática em canteiros de pneus de diversos tamanhos coletados nas borracharias locais, foi realizada a limpeza da área, preparação dos canteiros, adubação orgânica e irrigação e ao longo do projeto foram realizadas visitas de capacitações e acompanhamento. Essa ação educativa tornou-se para os pacientes uma atividade prazerosa, calmante e terapêutica. Por fim, compreende-se que a horta medicinal é um instrumento importante de socialização e inserção dos pacientes, visto que propõe o trabalho, o fazer e o pensar em conjunto, sobretudo, respeitando a diversidade, o sujeito e a capacidade individual.
Título do Evento
V Simpósio de Saberes Agroecológicos do Norte do Piauí
Cidade do Evento
Cocal
Título dos Anais do Evento
Simpósio de Saberes Agroecológicos do Norte do Piauí
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

FEITOSA, Ires Maria Alves et al.. HORTA MEDICINAL NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS).. In: Simpósio de Saberes Agroecológicos do Norte do Piauí. Anais...Cocal(PI) IFPI campus Cocal, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-simposio-de-saberes-agroecologicos-do-norte-do-piaui-312465/614053-HORTA-MEDICINAL-NO-CENTRO-DE-ATENCAO-PSICOSSOCIAL-(CAPS). Acesso em: 16/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes