ABORDAGEM DO TEMA MEIO AMBIENTE NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE CASOS INVESTIGATIVOS

Publicado em 30/06/2023 - ISBN: 978-85-5722-835-1

Título do Trabalho
ABORDAGEM DO TEMA MEIO AMBIENTE NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE CASOS INVESTIGATIVOS
Autores
  • Gilvana Cardoso de Moura
  • Cleane da Costa Paz
Modalidade
Resumo
Área temática
Desenvolvimento sustentável, economias socioambiental e solidaria
Data de Publicação
30/06/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-simposio-de-saberes-agroecologicos-do-norte-do-piaui-312465/613479-abordagem-do-tema-meio-ambiente-no-ensino-medio-a-partir-de-casos-investigativos
ISBN
978-85-5722-835-1
Palavras-Chave
Meio Ambiente, Caso Investigativo, ABP, Ensino de Química.
Resumo
Os impactos gerados pelas ações do homem ao meio ambiente é uma temática transdisciplinar que geralmente é discutida no Ensino de Química. No entanto, para a discussão desse tema em sala de aula é necessário haver a troca de conhecimentos e experiências, com a participação ativa de sujeitos no processo educativo. Nesse sentido, é preciso utilizar métodos que promovam a autonomia, a criatividade e o interesse de estudantes, possibilitando maior envolvimento em discussões em aulas sobre a temática. Dessa forma, o presente trabalho objetiva investigar o potencial do método estudo de caso em facilitar a aprendizagem dos alunos em relação aos impactos ambientais e possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico para a tomada de decisão sobre a solução do caso. Para isso, foi elaborado e aplicado um caso investigativo, variante da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), em uma turma de 1ª série do ensino médio. Para a coleta de dados foram utilizados os instrumentos: questionário de caracterização e impressão dos sujeitos e descrições dos estudantes de como resolveram o caso investigativo. A partir da análise dos dados, constatamos que o método de estudo de caso facilitou a aprendizagem dos estudantes, além disso, favoreceu o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento crítico e a tomada de decisão. Os resultados indicaram também engajamento dos estudantes para resolver o caso, demonstrando o interesse deles pela atividade. Logo, podemos inferir que casos investigativos apresentam potencial como prática inovadora no Ensino de Química, capaz de produzir resultados significativos de aprendizagem.
Título do Evento
V Simpósio de Saberes Agroecológicos do Norte do Piauí
Cidade do Evento
Cocal
Título dos Anais do Evento
Simpósio de Saberes Agroecológicos do Norte do Piauí
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MOURA, Gilvana Cardoso de; PAZ, Cleane da Costa. ABORDAGEM DO TEMA MEIO AMBIENTE NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE CASOS INVESTIGATIVOS.. In: Simpósio de Saberes Agroecológicos do Norte do Piauí. Anais...Cocal(PI) IFPI campus Cocal, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-simposio-de-saberes-agroecologicos-do-norte-do-piaui-312465/613479-ABORDAGEM-DO-TEMA-MEIO-AMBIENTE-NO-ENSINO-MEDIO-A-PARTIR-DE-CASOS-INVESTIGATIVOS. Acesso em: 16/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes