O V SEMINÁRIO INTERNACIONAL CORPO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO NAS ARTES DA CENA: SABERES DA ÁFRICA reuniu pesquisadores das Artes do Corpo, do Teatro, da Dança, da Performance, da Música e de áreas correlatas a fim de discutir os saberes provenientes da cultura africana e compreender como esses saberes afetam a produção científica brasileira da área de Artes, especialmente da região nordeste. Essa discussão, extremamente necessária nos tempos atuais, vem fomentando pesquisas e reflexões sobre os saberes tradicionais e sobre o processo de colonização sofrido pelos povos da América Latina e da África.
A quinta edição do Seminário Internacional foi organizada pelo Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação – CIRANDAR (CNPq), sediado na UFRN. Para esta edição convidamos os atores-pesquisadores do Grupo Bimphadi, Núcleo de Pesquisa em Artes da Cena de Angola, egressos do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O Bimphadi foi criado em 2020 pelos primeiros Licenciados em Teatro formados dentro do território angolano pelo ISART, Instituto Superior de Artes de Luanda. Desde a época da fundação do grupo, seus integrantes, Paulino Tchiloia Bimba Lunono, Mbandu Luvumbo Nsingui, Nelson Ma´quina e Manuel Francisco João da Costa levantam inquietações quanto ao processo de formação do ator angolano.
Tais inquietações nos mobilizam e nos ajudam a compreender os meandros do processo de colonização sofrido pelos países da América Latina e da África, tanto no sentido econômico quanto cultural. O continente africano possui uma diversidade cultural imensurável, mas dentro dos cursos de formação superior, eles continuam a reproduzir os pensamentos e as técnicas do teatro eurocêntrico. Por que isso acontece?
Para além dos nossos convidados internacionais, tivemos também a presença de pesquisadores(as) brasileiros(as): a Profª Renata Kabilaewatala (UFG), o Prof. Victor Hugo Neves de Oliveira (UFPB), a Profª Fernanda Júlia Barbosa, mais conhecida como Onisajé (UFBA), o Prof. Sebastião de Sales Silva (IFTO), a Profª Agrinez Diana de Melo (UFPE), o Prof. Saulo Almeida (UERJ) e a Profª. Marília Farias Xavier - Oyá Iyalê (UNILAB). Além destes, participaram do evento os(as) professores(as) e pesquisadores(as) do CIRANDAR.
Ao longo do Seminário tivemos mesas redondas, workshops, comunicações orais, uma residência artística com o Grupo Bimphadi e uma série de apresentações artísticas. O evento foi realizado nas dependências da UFRN e teve financiamento do Edital PAEP – CAPES (2024). O V SEMINÁRIO INTERNACIONAL CORPO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO NAS ARTES DA CENA: SABERES DA ÁFRICA contou com 488 inscritos e teve 64 comunicações orais, das quais 30 apresentaram os trabalhos completos, publicados agora em forma de anais. Além dos trabalhos completos foram publicados ainda os 64 resumos dos trabalhos inscritos.