{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL CORPO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO NAS ARTES DA CENA: SABERES DA ÁFRICA?

SEMINÁRIO INTERNACIONAL CORPO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO NAS ARTES DA CENA: SABERES DA ÁFRICA reuniu pesquisadores das Artes do Corpo, do Teatro, da Dança, da Performance, da Música e de áreas correlatas a fim de discutir os saberes provenientes da cultura africana e compreender como esses saberes afetam a produção científica brasileira da área de Artes, especialmente da região nordeste. Essa discussão, extremamente necessária nos tempos atuais, vem fomentando pesquisas e reflexões sobre os saberes tradicionais e sobre o processo de colonização sofrido pelos povos da América Latina e da África.

A quinta edição do Seminário Internacional foi organizada pelo Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação – CIRANDAR (CNPq), sediado na UFRN. Para esta edição convidamos os atores-pesquisadores do Grupo Bimphadi, Núcleo de Pesquisa em Artes da Cena de Angola, egressos do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Bimphadi foi criado em 2020 pelos primeiros Licenciados em Teatro formados dentro do território angolano pelo ISART, Instituto Superior de Artes de Luanda. Desde a época da fundação do grupo, seus integrantes, Paulino Tchiloia Bimba Lunono, Mbandu Luvumbo Nsingui, Nelson Ma´quina e Manuel Francisco João da Costa levantam inquietações quanto ao processo de formação do ator angolano.

Tais inquietações nos mobilizam e nos ajudam a compreender os meandros do processo de colonização sofrido pelos países da América Latina e da África, tanto no sentido econômico quanto cultural. O continente africano possui uma diversidade cultural imensurável, mas dentro dos cursos de formação superior, eles continuam a reproduzir os pensamentos e as técnicas do teatro eurocêntrico. Por que isso acontece?

Para além dos nossos convidados internacionais, tivemos também a presença de pesquisadores(as) brasileiros(as): a Profª Renata Kabilaewatala (UFG), o Prof. Victor Hugo Neves de Oliveira (UFPB), a Profª Fernanda Júlia Barbosa, mais conhecida como Onisajé (UFBA), o Prof. Sebastião de Sales Silva (IFTO), a Profª Agrinez Diana de Melo (UFPE), o Prof. Saulo Almeida (UERJ) e a Profª. Marília Farias Xavier - Oyá Iyalê (UNILAB). Além destes, participaram do evento os(as) professores(as) e pesquisadores(as) do CIRANDAR.

Ao longo do Seminário tivemos mesas redondas, workshops, comunicações orais, uma residência artística com o Grupo Bimphadi e uma série de apresentações artísticas. O evento foi realizado nas dependências da UFRN e teve financiamento do Edital PAEP – CAPES (2024). SEMINÁRIO INTERNACIONAL CORPO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO NAS ARTES DA CENA: SABERES DA ÁFRICA contou com 488 inscritos e teve 64 comunicações orais, das quais 30 apresentaram os trabalhos completos, publicados agora em forma de anais. Além dos trabalhos completos foram publicados ainda os 64 resumos dos trabalhos inscritos. 




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

cirandargrupodepesquisa@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}