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Apresentação

Os Anais do V Colóquio Nacional de Prática Pedagógica e Estágio em Letras reúnem trabalhos acadêmico-científicos apresentados na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Linguística, Literatura e Artes (DLLARTES) – Campus II, em Alagoinhas-Bahia, no período de 20 a 22 de maio de 2025. As produções dialogam com o tema central do evento - Inteligência Artificial, Formação Docente e Educação Básica: o que vem à mente humana? – e contemplam debates inovadores e desafiadores que refletem interesses de pesquisadores, docentes e discentes da área de Letras de cursos de Graduação e de Pós-Graduação, além de profissionais da Rede Pública da Educação Básica, tanto de instituições baianas, como também de diferentes regiões e estados do Brasil.

Sob essa lente, destacamos a relevância desse evento por entendermos que a congregação de profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior, pesquisadores, estudantes de Graduação e Pós-Graduação, bem como agentes de outros órgãos com projetos voltados para às escolas, construirão juntos respostas às perguntas e compreensões que contemplem o tema do evento e, com isto, poderão debater perspectivas de ressonâncias teóricas e práticas na Educação Básica, com foco na formação dos graduandos e graduandas dos cursos de Letras, bem como na formação continuada de docentes da rede local de ensino.

O contexto de mudanças pelo qual a educação vem passando impõe reflexões mais profundas sobre a inteligência artificial (IA) e sua utilização como grande possibilidade de produção e difusão de conhecimentos e saberes. Por este olhar, o uso da inteligência artificial (IA) em contextos educacionais tem se tornado uma tendência crescente, com potencial significativo para transformar práticas pedagógicas e aprimorar a formação docente. Segundo Zawacki-Richter et al. (2019), a IA pode atuar como uma ferramenta poderosa na personalização do ensino, permitindo que professores atendam às necessidades individuais dos alunos de maneira mais eficiente. De tal modo, essa capacidade de personalização é particularmente relevante no contexto da Educação Básica, onde a diversidade de perfis de aprendizagem é exponencial.

Em busca de novas abordagens e atuações inovadoras, docentes e discentes têm provocado a necessidade de dialogar com novos campos multidisciplinares que agreguem tecnologias digitais, diversificadas linguagens e funções autônomas nas práticas pedagógicas e nos estágios formativos dos cursos de licenciatura em Letras. O interesse se volta para as experiências do cotidiano das escolas de Educação Básica e os desafios enfrentados pelos professores durante a formação inicial e aqueles em exercício profissional e em formação continuada. Surge, assim, a proposição de debate que resulte em espaço formativo produtivo com implementação de ideias e de projetos que possibilitem compreender a Inteligência Artificial como dispositivo que possui funções autônomas, mediadoras e dialógicas com a mente humana, esta produtora de conhecimento nada artificial.

Nesse contexto, as discussões desenvolvidas durante o evento e, agora, publicadas, compartilham e ampliam compreensões sobre: formação docente inicial e práticas de estágio; práticas pedagógicas e metodologias inovadoras no ensino de línguas; multiletramentos e produção oral e escrita em diferentes ambientes; currículo, avaliação e autoria; diálogos interculturais e linguísticos na formação docente; impactos das práticas de estágios supervisionados na formação inicial e continuada dos profissionais de Letras; Chat GPT: diálogos entre a inteligência artificial e as inquietações profissionais de estudantes concluintes da Educação Básica; aprender e ensinar na era digital: IA e TDIC’s no ensino de línguas e literaturas.

Para tanto, o interesse de compreender os limites e as potencialidades da mente humana se mostra como uma imprescindível necessidade de discutir e explorar os impactos da IA na formação docente, que se encontra aqui materializados por 39 trabalhos acadêmico-científicos estruturados entre artigos, resumos expandidos e resumos simples. Nesse sentido, as produções por ora apresentadas abrem espaço para a construção de práticas pedagógicas que integrem tecnologias emergentes que contribuam para um sistema educacional mais digital, inovador, inclusivo, ético e eficiente para as demandas do mundo e suas constantes transformações.

 Com o desejo de leituras inspiradoras,


Profa. Dra. Janara Laiza de Almeida Soares.

Prof. Dr. Manoel Barreto Júnior.

Profa. Dra. Risonete Lima de Almeida.

 




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Responsável


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