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Apresentação
Os Anais do V Colóquio Nacional de Prática Pedagógica e
Estágio em Letras reúnem trabalhos acadêmico-científicos apresentados na Universidade do Estado da Bahia
(UNEB), Departamento de Linguística, Literatura e Artes (DLLARTES) – Campus
II, em Alagoinhas-Bahia, no período de 20 a 22 de maio de 2025. As produções dialogam
com o tema central do evento - Inteligência
Artificial, Formação Docente e Educação Básica: o que vem à mente humana? –
e contemplam debates inovadores e desafiadores que refletem interesses de
pesquisadores, docentes e discentes da área de Letras de cursos de Graduação e
de Pós-Graduação, além de profissionais da Rede Pública da Educação Básica,
tanto de instituições baianas, como também de diferentes regiões e estados do
Brasil.
Sob essa lente, destacamos a relevância desse evento por
entendermos que a congregação de profissionais da Educação Básica e do Ensino
Superior, pesquisadores, estudantes de Graduação e Pós-Graduação, bem como
agentes de outros órgãos com projetos voltados para às escolas, construirão
juntos respostas às perguntas e compreensões que contemplem o tema do evento e,
com isto, poderão debater perspectivas de ressonâncias teóricas e práticas na
Educação Básica, com foco na formação dos graduandos e graduandas dos cursos de
Letras, bem como na formação continuada de docentes da rede local de ensino.
O contexto de mudanças pelo qual a educação vem passando
impõe reflexões mais profundas sobre a inteligência artificial (IA) e sua
utilização como grande possibilidade de produção e difusão de conhecimentos e
saberes. Por este olhar, o uso da inteligência artificial (IA) em contextos
educacionais tem se tornado uma tendência crescente, com potencial
significativo para transformar práticas pedagógicas e aprimorar a formação
docente. Segundo Zawacki-Richter et al. (2019), a IA pode atuar como uma
ferramenta poderosa na personalização do ensino, permitindo que professores
atendam às necessidades individuais dos alunos de maneira mais eficiente. De
tal modo, essa capacidade de personalização é particularmente relevante no
contexto da Educação Básica, onde a diversidade de perfis de aprendizagem é exponencial.
Em busca de novas abordagens e atuações inovadoras, docentes
e discentes têm provocado a necessidade de dialogar com novos campos multidisciplinares
que agreguem tecnologias digitais, diversificadas linguagens e funções
autônomas nas práticas pedagógicas e nos estágios formativos dos cursos de
licenciatura em Letras. O interesse se volta para as experiências do cotidiano
das escolas de Educação Básica e os desafios enfrentados pelos professores
durante a formação inicial e aqueles em exercício profissional e em formação
continuada. Surge, assim, a proposição de debate que resulte em espaço
formativo produtivo com implementação de ideias e de projetos que possibilitem
compreender a Inteligência Artificial como dispositivo que possui funções
autônomas, mediadoras e dialógicas com a mente humana, esta produtora de conhecimento
nada artificial.
Nesse contexto, as discussões desenvolvidas durante o evento
e, agora, publicadas, compartilham e ampliam compreensões sobre: formação docente
inicial e práticas
de estágio; práticas pedagógicas e metodologias inovadoras no ensino
de línguas; multiletramentos e produção oral e escrita
em diferentes ambientes; currículo, avaliação e autoria;
diálogos interculturais e linguísticos na formação docente; impactos das práticas de estágios supervisionados
na formação inicial e continuada dos profissionais de Letras; Chat GPT: diálogos
entre a inteligência artificial e as inquietações profissionais de estudantes
concluintes da Educação Básica; aprender e ensinar na era digital: IA e TDIC’s
no ensino de línguas e literaturas.
Para tanto, o interesse de compreender os limites e as
potencialidades da mente humana se mostra como uma imprescindível necessidade
de discutir e explorar os impactos da IA na formação docente, que se encontra
aqui materializados por 39 trabalhos acadêmico-científicos estruturados entre artigos, resumos
expandidos e resumos simples. Nesse sentido, as produções por ora apresentadas abrem
espaço para a construção de práticas
pedagógicas que integrem tecnologias emergentes que contribuam para um sistema
educacional mais digital, inovador, inclusivo, ético e eficiente para as
demandas do mundo e suas constantes transformações.
Com o desejo de leituras inspiradoras,
Profa. Dra. Janara Laiza de Almeida Soares.
Prof. Dr. Manoel Barreto Júnior.
Profa. Dra. Risonete Lima de Almeida.
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