ENTRE PÁGINAS E PROVAS: DESVENDANDO AS OBRAS LITERÁRIAS DO VESTIBULAR (UEMA - PAES 2024) COM DISCENTES DO CAMPUS BURITICUPU

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0286-8

Título do Trabalho
ENTRE PÁGINAS E PROVAS: DESVENDANDO AS OBRAS LITERÁRIAS DO VESTIBULAR (UEMA - PAES 2024) COM DISCENTES DO CAMPUS BURITICUPU
Autores
  • Karen Letícia Trindade Bertoldo
  • Antônia Jhulienny Limeira Da Silva
Modalidade
Resumo: Seminário de Ensino e Seminário de Experiências Exitosas no Ensino (EXCLUSIVO PARA OS SELECIONADOS PELA PRENAE)
Área temática
Linguísticas, Letras e Artes
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/universo2023/764799-entre-paginas-e-provas--desvendando-as-obras-literarias-do-vestibular-(uema---paes-2024)-com-discentes-do-campus-
ISBN
978-65-272-0286-8
Palavras-Chave
Leitura, Obras literárias, Vestibular da UEMA, Campus Buriticupu
Resumo
Este projeto foi concebido com o propósito de estimular a leitura crítica entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico no Campus Buriticupu do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Para alcançar esse objetivo, foram utilizadas as obras literárias, nomeadamente "Olhos D’água" de Conceição Evaristo, "Mar Morto" de Jorge Amado e "Primeiros Cantos" de Gonçalves Dias, que fazem parte do vestibular da UEMA (PAES/2024). Embora a leitura por si só seja benéfica em diversos aspectos, a abordagem em grupo com objetivos específicos é um estímulo constante para superar os desafios do vestibular. No âmbito desse projeto, os estudantes do IFMA foram capacitados de forma lúdica, dinâmica e criativa, aprimorando sua interação com textos literários. Isso é particularmente significativo, uma vez que para alguns, a leitura literária pode ser percebida como tediosa e estressante. Houve o enriquecimento e a apreciação da leitura e da literatura, destacando sua importância para a sociedade. Ademais, o projeto incorporou métodos e técnicas que promovem o desenvolvimento do processo criativo, uma vez que a leitura literária representa uma base sólida para o aprimoramento da percepção cultural dos alunos. As estratégias pedagógicas adotadas incluíram a realização de aulas ministradas por docentes especializados em linguística e literatura, sessões de leitura em grupo, debates, práticas de memorização, leitura em voz alta e, por fim, atividades práticas como quiz de perguntas e respostas entre os alunos. Além disso, houve a participação de estudantes externos da Escola Estadual Prof. Dr. Fernando Castro, ampliando o alcance do projeto. A divulgação dos resultados ocorreu por meio da produção de um relatório final, que incluiu percepções e fotos dos encontros de discussão e leitura das obras. Também foi realizado um encontro com um quiz de perguntas como parte da Programação da Semana do Livro e da Biblioteca do Campus Buriticupu, bem como a preparação de material visual para publicação nas redes sociais do campus, ampliando a disseminação dos resultados do projeto. Como resultado final das atividades, todos os livros que fizeram parte do projeto foram doados para enriquecer o acervo permanente da Biblioteca Chico Mendes. Esse projeto desempenhou um papel crucial no estímulo à leitura crítica e na promoção da literatura entre os alunos do ensino médio, reforçando o compromisso com a educação e a cultura.
Título do Evento
Universo IFMA 2023
Cidade do Evento
São Luís
Título dos Anais do Evento
Anais Universo IFMA 2023
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BERTOLDO, Karen Letícia Trindade; SILVA, Antônia Jhulienny Limeira Da. ENTRE PÁGINAS E PROVAS: DESVENDANDO AS OBRAS LITERÁRIAS DO VESTIBULAR (UEMA - PAES 2024) COM DISCENTES DO CAMPUS BURITICUPU.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/universo2023/764799-ENTRE-PAGINAS-E-PROVAS--DESVENDANDO-AS-OBRAS-LITERARIAS-DO-VESTIBULAR-(UEMA---PAES-2024)-COM-DISCENTES-DO-CAMPUS-. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes