{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Anais do I Seminário Pibid e Residência Pedagógica e XXI Fórum das licenciaturas do Unasp  - 2021
Educomunicar e a formação inicial do professor: desafios e possibilidades

A Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação afirma, por intermédio de seu maior representante no Brasil – prof. Dr. Ismar Soares - que a “Educomunicação é um paradigma orientador de práticas sócio-educativo-comunicacionais que têm como meta a criação e fortalecimento de ecossistemas comunicativos abertos e democráticos nos espaços educativos.” Tal fundamentação epistemológica se subdivide em certas áreas de intervenção, a saber: Educação para comunicação; Mediação tecnológica; Pedagogia da comunicação; Gestão da comunicação; Reflexão epistemológica; Expressão comunicativa por meio da arte.

A partir de tais possibilidades de estudo e atividades pragmáticas, entende-se a Educomunicação como via de relevância para manter o foco no processo educativo global e não apenas nos meios ou nos efeitos esperados de uma produção midiática, num primeiro momento. Mesmo porque, o foco unicamente nos meios ou em seus efeitos pode ser excludente, inibidor e coercitivo, não incentivando o protagonismo discente e se distanciando dos objetivos primordiais do processo educativo que são: o dialógico e a colaboração.

Portanto, o I Seminário PIBID e Residência Pedagógica, bem como o XXI Fórum das Licenciaturas UNASP propuseram-se a discutir os desafios e as possibilidades geradas a partir dos projetos PIBID e RP Tricampi -  entre 2020 e 2021 - sob uma ótica educomunicativa. Nos artigos elencados nestes anais, buscou-se relatar as experiências vividas por licenciandos do UNASP a partir de pontos e contrapontos observados nos ecossistemas educomunicativos nos quais estes bolsistas estão inseridos – as escolas públicas brasileiras e suas respectivas comunidades. Sendo assim, “A Educomunicação como interface da formação inicial docente” é a temática que norteia as produções disponibilizadas nestes anais, originadas pela práxis dos projetos supracitados e pelas discussões do evento acadêmico realizado online, em 16 de maio de 2021, com a participação de mais de 400 congressistas. Boa leitura!

Stella de Mello Silva

Coordenadora Institucional - PIBID


Giza guimarães Pereira Sales
Coordenadora Institucional - Residência Pedagógica




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

Coordenação Institucional do PIBID:

Stella de Mello Silva - stella.silva@unasp.edu.br

Coordenação Institucional da RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:

Giza Guimarães Pereira Sales - giza.sales@unasp.edu.br



{{'Não existem edições anteriores' | translate}}