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Apresentação
TRANSPORTE DO FUTURO – UMA VISÃO DA BASE DE CONHECIMENTOS LOCAL
UMA IMERSÃO NO
CONHECIMENTO LOCAL PARA ARQUITETAR A CIDADE DO FUTURO
A cidade de Sorocaba é pródiga na
geração de conhecimentos desde seus primórdios. Antes, de forma prática e experimental,
hoje pela excelência dos centros de conhecimentos.
Temos os ingredientes para ousar
em propostas de uma nova organização urbana feita para as nossas reais
necessidades e pensada por quem vive o dia-a-dia na cidade e deseja um bom
ambiente para as gerações futuras.
É missão
do engenheiro e arquiteto, (lei nº 5.194, de 24 dez 1966, artigo 1º), as realizações
de interesse social e humano refletido em obras. É uma boa hora para cumprir
essa missão de forma de forma integrada, pelo bem coletivo e pela valorização
profissional.
Oferecemos a capacidade criativa
dos nossos profissionais para subsidiar a administração pública para o melhor
aproveitamento dos recursos naturais e projetos de interesse público com garantia
de uma retaguarda baseada em conhecimentos sólidos, dentro da mais pura ética.
O mundo se transforma muito
rapidamente com mudanças sociais e econômicas que exigem a imediata preparação
a esse novo mundo. A incidência da atual pandemia já deu mostras da integração
da população em geral para os recursos virtuais.
O mundo automatizado com a
presença de robôs em áreas nunca antes pensada fragilizará por completo as
relações formais de trabalho, mas por outro lado surgirá nova força de
interacionamento cooperativo, porém com recursos mais escassos, mas bem melhor
aproveitados. Políticas implantadas agora com vistas ao futuro nos garantirá a
desejada paz social.
A viabilidade da infraestrutura
urbana, sem estressar o caixa público, exige a concentração pessoas em menos
espaço. Esse é o nosso debate, vamos colocar todo nosso conhecimento para que
haja conforto e bem estar nessa nova arquitetura urbana.
Não vamos esquecer-nos de usar os
novos conceitos da Engenharia da Complexidade e a Teoria Geral dos Sistemas. A
mobilidade faz parte de um sistema que envolve também o planejamento urbano, o desenvolvimento
socioeconômico e a educação.
Reordenamento
Urbano
A primeira peça para viabilizar
os equipamentos urbanos é a concentração. Nosso objetivo é reduzir os custos
com melhora da qualidade com uma estrutura adequada.
A mobilidade urbana é impactante e
exige muita criatividade para ser um item acessível. Parece um contraditório, pois
áreas concentradas exigem ruas e avenidas com mais faixas de rolagens e obras
de arte complexas, mas isso se pensarmos no transporte individual na
superfície. Evidentemente essa não será a melhor opção, há necessidade de se
criar algo melhor que substitua o automóvel com vantagem para a maioria dos deslocamentos.
O uso da superfície de uso
público deverá se transformar numa experiência agradável e mais seguro.
Os padrões atuais de quarteirões
absolutamente isolados precisam dar lugar a uma permeabilidade bem planejada com a distribuição harmoniosa das
atividades comerciais e residenciais.
Essa permeabilidade num ambiente
de coexistência comercial e residencial ao contrário do se pode imaginar torna
o local bem mais seguro com a ocupação contínua durante todo o dia.
Por ser uma área de circulação
pública, mas de propriedade privada, os cuidados com a manutenção e a segurança
serão constantes.
O bom planejamento e cuidados
arquitetônicos resultarão em valorização dos imóveis, melhor padrão de vida e
ganho ao comércio instalado no permeio.
Regras rigorosas e muito claras impostas
pela autoridade de reguladora garantirão os aspectos de salubridade, iluminação, ventilação e contenção de ruídos. Fórmulas
matemáticas facilmente compreendidas baseadas nas várias áreas da ciência
definirão os espaçamentos entre edificações e demais requisitos de
habitabilidade.
Nesse novo contexto surge um novo
problema. A nossa cidade é muito antiga e as propriedades na área central são muito retalhadas o que uma impede a otimização das
construções de grande altura com seus respectivos espaços livres. Felizmente
existe a ferramenta legal que são as Operações Urbanas Consorciadas que buscam
transformações urbanísticas estruturais, com valorização imobiliária e melhor
padrão de vida. Trata-se de uma vantagem indiscutível, pois se bem gerida esses
títulos terão muito mais valor que a propriedade de forma isolada.
Meio ambiente:
O meio ambiente já é um bem de
elevado valor e imprescindível na paisagem urbana. A cidade mais concentrada vai
permitir a liberação de áreas para atividades ambientais tais como efetivar os
corredores da biodiversidade, implantar áreas de vegetação densa com espécies
nativas para fins de equilíbrio ambiental e áreas verdes de fins de recreação.
Na área urbana densa, com a
acentuada redução dos veículos na superfície haverá espaço para bolsões com
vegetação intensa e integrada à arborização no permeio das edificações.
Educação:
Pode parecer fora do contexto ao tratar
a educação aqui, mas ela é a pedra basilar de todo o processo. Como já falamos, o futuro será o
da precariedade das relações trabalhistas. Não haverá mais campo de trabalho
para operações braçais e repetitivas. Para quem não tiver oportunidade de longo
período de estudos acadêmicos, obrigatoriamente terá que dominar o conhecimento
básico para poder se adaptar as oportunidades que surgirem.
O melhor nível educacional também
ajudará na convivência urbana com o melhor entendimento do mundo ao redor.
A espinha dorsal desse processo
educacional é a educação infantil e o primeiro grau. Haverá necessidade de uma
verdadeira revolução para que esse aluno ao encerrar esse ciclo saiba ler e
interpretar textos mais complexos e tenha uma compreensão generalizada das
ciências exatas e sociais.
Já existem muitos estudos nessa
área. A base curricular deve ser pensada com as necessidades do futuro. Esse
novo professor deverá ser superpreparado e possivelmente será uma das
profissões mais valorizadas.
Essa revolução no ensino precisa
começar agora para que atinja os objetivos futuros.
Transporte subterrâneo para baixa e média densidade.
Na prática atual não existe
transporte subterrâneo para baixa e média densidade. Usando as técnicas
correntes teríamos um custo proibitivo inviabilizando sua realização.
Nossa proposta é exatamente
vencer essa barreira da inviabilidade com inusitada tecnologia e integração com
o plano urbanístico.
Esse novo modo de transporte
permitirá o adensamento da cidade ao mesmo tempo em que esse adensamento
viabilizará a sua operação numa perfeita simbiose.
A mobilidade será muito rápida e
sem interferências com operação totalmente automatizada a semelhança de um
“elevador horizontal”. Conectar-se-á nas pontas periféricas com os transportes
de maior vazão ou com grandes estacionamentos.
A superfície fica reservada ao
uso prioritário dos pedestres e melhoria ambiental.
Outra vantagem para a cidade é
que ele poderá ser totalmente projetado e fabricado na cidade, pois temos toda
a base acadêmica necessária e um parque fabril capacitado.
O automatismo exigirá todo
conhecimento da indústria 4.0 e IoT. Todas as áreas da engenharia serão
envolvidas com total aproveitamento dos nossos profissionais.
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Responsável
Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS)
Site: www.aeas.org.br
E-mail: aeas@aeas.org.br
Tel.: (15) 3222-9795
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