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Apresentação

TRANSPORTE DO FUTURO – UMA VISÃO DA BASE DE CONHECIMENTOS LOCAL

UMA IMERSÃO NO CONHECIMENTO LOCAL PARA ARQUITETAR A CIDADE DO FUTURO

A cidade de Sorocaba é pródiga na geração de conhecimentos desde seus primórdios. Antes, de forma prática e experimental, hoje pela excelência dos centros de conhecimentos.

Temos os ingredientes para ousar em propostas de uma nova organização urbana feita para as nossas reais necessidades e pensada por quem vive o dia-a-dia na cidade e deseja um bom ambiente para as gerações futuras.

É missão do engenheiro e arquiteto, (lei nº 5.194, de 24 dez 1966, artigo 1º), as realizações de interesse social e humano refletido em obras. É uma boa hora para cumprir essa missão de forma de forma integrada, pelo bem coletivo e pela valorização profissional.

Oferecemos a capacidade criativa dos nossos profissionais para subsidiar a administração pública para o melhor aproveitamento dos recursos naturais e projetos de interesse público com garantia de uma retaguarda baseada em conhecimentos sólidos, dentro da mais pura ética.

O mundo se transforma muito rapidamente com mudanças sociais e econômicas que exigem a imediata preparação a esse novo mundo. A incidência da atual pandemia já deu mostras da integração da população em geral para os recursos virtuais.

O mundo automatizado com a presença de robôs em áreas nunca antes pensada fragilizará por completo as relações formais de trabalho, mas por outro lado surgirá nova força de interacionamento cooperativo, porém com recursos mais escassos, mas bem melhor aproveitados. Políticas implantadas agora com vistas ao futuro nos garantirá a desejada paz social.

A viabilidade da infraestrutura urbana, sem estressar o caixa público, exige a concentração pessoas em menos espaço. Esse é o nosso debate, vamos colocar todo nosso conhecimento para que haja conforto e bem estar nessa nova arquitetura urbana.

Não vamos esquecer-nos de usar os novos conceitos da Engenharia da Complexidade e a Teoria Geral dos Sistemas. A mobilidade faz parte de um sistema que envolve também o planejamento urbano, o desenvolvimento socioeconômico e a educação.

 Reordenamento Urbano

A primeira peça para viabilizar os equipamentos urbanos é a concentração. Nosso objetivo é reduzir os custos com melhora da qualidade com uma estrutura adequada.

A mobilidade urbana é impactante e exige muita criatividade para ser um item acessível. Parece um contraditório, pois áreas concentradas exigem ruas e avenidas com mais faixas de rolagens e obras de arte complexas, mas isso se pensarmos no transporte individual na superfície. Evidentemente essa não será a melhor opção, há necessidade de se criar algo melhor que substitua o automóvel com vantagem para a maioria dos deslocamentos.

O uso da superfície de uso público deverá se transformar numa experiência agradável e mais seguro.

Os padrões atuais de quarteirões absolutamente isolados precisam dar lugar a uma permeabilidade bem planejada com a distribuição harmoniosa das atividades comerciais e residenciais.

Essa permeabilidade num ambiente de coexistência comercial e residencial ao contrário do se pode imaginar torna o local bem mais seguro com a ocupação contínua durante todo o dia.

Por ser uma área de circulação pública, mas de propriedade privada, os cuidados com a manutenção e a segurança serão constantes.

O bom planejamento e cuidados arquitetônicos resultarão em valorização dos imóveis, melhor padrão de vida e ganho ao comércio instalado no permeio.

Regras rigorosas e muito claras impostas pela autoridade de reguladora garantirão os aspectos de salubridade, iluminação, ventilação e contenção de ruídos. Fórmulas matemáticas facilmente compreendidas baseadas nas várias áreas da ciência definirão os espaçamentos entre edificações e demais requisitos de habitabilidade.

Nesse novo contexto surge um novo problema. A nossa cidade é muito antiga e as propriedades na área central são muito retalhadas o que uma impede a otimização das construções de grande altura com seus respectivos espaços livres. Felizmente existe a ferramenta legal que são as Operações Urbanas Consorciadas que buscam transformações urbanísticas estruturais, com valorização imobiliária e melhor padrão de vida. Trata-se de uma vantagem indiscutível, pois se bem gerida esses títulos terão muito mais valor que a propriedade de forma isolada.

Meio ambiente:

O meio ambiente já é um bem de elevado valor e imprescindível na paisagem urbana. A cidade mais concentrada vai permitir a liberação de áreas para atividades ambientais tais como efetivar os corredores da biodiversidade, implantar áreas de vegetação densa com espécies nativas para fins de equilíbrio ambiental e áreas verdes de fins de recreação.

Na área urbana densa, com a acentuada redução dos veículos na superfície haverá espaço para bolsões com vegetação intensa e integrada à arborização no permeio das edificações.

Educação:

Pode parecer fora do contexto ao tratar a educação aqui, mas ela é a pedra basilar de todo o processo. Como já falamos, o futuro será o da precariedade das relações trabalhistas. Não haverá mais campo de trabalho para operações braçais e repetitivas. Para quem não tiver oportunidade de longo período de estudos acadêmicos, obrigatoriamente terá que dominar o conhecimento básico para poder se adaptar as oportunidades que surgirem.

O melhor nível educacional também ajudará na convivência urbana com o melhor entendimento do mundo ao redor.

A espinha dorsal desse processo educacional é a educação infantil e o primeiro grau. Haverá necessidade de uma verdadeira revolução para que esse aluno ao encerrar esse ciclo saiba ler e interpretar textos mais complexos e tenha uma compreensão generalizada das ciências exatas e sociais.

Já existem muitos estudos nessa área. A base curricular deve ser pensada com as necessidades do futuro. Esse novo professor deverá ser superpreparado e possivelmente será uma das profissões mais valorizadas.

Essa revolução no ensino precisa começar agora para que atinja os objetivos futuros.

Transporte subterrâneo para baixa e média densidade.

Na prática atual não existe transporte subterrâneo para baixa e média densidade. Usando as técnicas correntes teríamos um custo proibitivo inviabilizando sua realização.

Nossa proposta é exatamente vencer essa barreira da inviabilidade com inusitada tecnologia e integração com o plano urbanístico.

Esse novo modo de transporte permitirá o adensamento da cidade ao mesmo tempo em que esse adensamento viabilizará a sua operação numa perfeita simbiose.

A mobilidade será muito rápida e sem interferências com operação totalmente automatizada a semelhança de um “elevador horizontal”. Conectar-se-á nas pontas periféricas com os transportes de maior vazão ou com grandes estacionamentos.

A superfície fica reservada ao uso prioritário dos pedestres e melhoria ambiental.

Outra vantagem para a cidade é que ele poderá ser totalmente projetado e fabricado na cidade, pois temos toda a base acadêmica necessária e um parque fabril capacitado.

O automatismo exigirá todo conhecimento da indústria 4.0 e IoT. Todas as áreas da engenharia serão envolvidas com total aproveitamento dos nossos profissionais.




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Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



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Responsável

Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS)

Site: www.aeas.org.br

E-mail: aeas@aeas.org.br

Tel.: (15) 3222-9795


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