JOGOS EDUCACIONAIS PARA ALUNOS CEGOS E COM BAIXA VISÃO

Publicado em 12/11/2020 - ISBN: 978-65-88243-96-1

Título do Trabalho
JOGOS EDUCACIONAIS PARA ALUNOS CEGOS E COM BAIXA VISÃO
Autores
  • Gustavo Henrique Dziura
Modalidade
Resumo Expandido - 2020
Área temática
GT 23 – Game Studies, E-sports, Jogos Digitais e Jogos Analógicos
Data de Publicação
12/11/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spic2020/296026-jogos-educacionais-para-alunos-cegos-e-com-baixa-visao
ISBN
978-65-88243-96-1
Palavras-Chave
Jogo Digital, Cego, Baixa Visão, Inclusão
Resumo
Jogos podem ser uma maneira muito simples de manter um aluno entretido enquanto aprende sobre certo assunto, mas atualmente a maioria dos jogos depende demais da visão para serem interessantes e, por isso, é necessário pesquisar formas de tornar essa forma de aprendizado inclusiva. O objetivo deste trabalho é estudar como jogos lidam com inclusão e como são usados como ferramenta de ensino, então desenvolver um jogo educativo inclusivo e ressaltar pontos importantes ao desenvolver jogos educativos. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa, de natureza prática e com os procedimentos inicialmente documentais e bibliográficos, então finalizando com uma pesquisa de campo. O método de pesquisa será analisar jogos, educativos ou inclusivos, e estudar educação inclusiva para então projetar um jogo inclusivo educativo que será utilizado no estudo de caso com estudantes cegos e com baixa visão. Será decidido o assunto tratado no jogo conforme a pesquisa sobre educação inclusiva avançar, sendo escolhido algum assunto que muitos alunos tenham dificuldade nos anos finais do ensino fundamental. Se possível o jogo desenvolvido será levado a alguma classe com algum aluno cego e será estudada conforme os alunos progridem no jogo, para entender como alunos videntes (aqueles que não são cegos nem têm baixa visão) lidam com o material, além de verificar se o jogo realmente é inclusivo com todos. Após a experiência com alunos em geral o jogo terá as alterações necessárias e serão inclusas opções para que professores que utilizarem o jogo possam modificar o produto para outros assuntos e utilizarem em outras matérias. O produto final será lançado gratuitamente na plataforma online itch.io, uma plataforma para divulgação de jogos e ferramentas virtuais independentes, aberto para doações e opiniões de todos os usuários. O jogo será constantemente atualizado com fases e cenários prontos para outros assuntos que sejam da educação básica, contendo as descrições desses novos conteúdos sempre que forem lançados.
Título do Evento
XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DZIURA, Gustavo Henrique. JOGOS EDUCACIONAIS PARA ALUNOS CEGOS E COM BAIXA VISÃO.. In: Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA. Anais...Curitiba(PR) UNICURITIBA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic2020/296026-JOGOS-EDUCACIONAIS-PARA-ALUNOS-CEGOS-E-COM-BAIXA-VISAO. Acesso em: 20/05/2025

Trabalho

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