HERBERT SIMON COMO TEÓRICO DO DESIGN

Publicado em 25/03/2020 - ISSN: 2526-9933

Título do Trabalho
HERBERT SIMON COMO TEÓRICO DO DESIGN
Autores
  • Felipe Kaizer Santos
  • Lucas do Monti Nascimento Cunha
Modalidade
Trabalho Completo
Área temática
Doutorado
Data de Publicação
25/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/spgd_2019/220672-HERBERT-SIMON-COMO-TEORICO-DO-DESIGN
ISSN
2526-9933
Palavras-Chave
Epistemologia do design, Teoria do design, História do design, Administração e planejamento, Pesquisa e metodologia do design
Resumo
Herbert Simon, o cientista político formado nos anos 1930 na Universidade de Chicago, é hoje um dos teóricos mais citados no campo do design. Seu livro The Sciences of the Artificial, publicado nos Estados Unidos em 1969, é uma das principais referências da teoria e da epistemologia do design. No livro, Simon defende a existência de uma ciência do artificial cujo objeto é o modo “como as coisas podem ser”, em oposição às ciências naturais, que estudam o modo “como as coisas são”. No cerne dessa nova ciência encontra-se uma ciência do design (science of design), constituída pelos saberes envolvidos no processo de design. No entanto, a formação e trajetória intelectuais de Simon são absolutamente distintas daquelas dos pioneiros e expoentes do movimento moderno na arte e na arquitetura, em torno dos quais se consolidou a noção de design. Do mesmo modo, o objetivo da sua teoria é consideravelmente alheio às preocupações estéticas e técnicas que marcaram o desenvolvimento do design moderno. Logo, para compreender como a teoria de Simon adentrou e modificou o campo do design, é preciso traçar minimamente um percurso histórico, o que constitui o objetivo deste artigo. Tal percurso é marcado pelo esforço de compatibilização teórica entre autores de matrizes diversas, empreendido por Nigel Cross e Richard Buchanan, entre outros, bem como pelo trabalho paralelo de outros teóricos dentro da Escola de Ulm, na Alemanha, como Tomás Maldonado, e do movimento Design Methods, iniciado na Inglaterra, como John Christopher Jones e Christopher Alexander. Em suma, o livro de Simon é precedido por suas experiências e teorizações a respeito de processos administrativos e de tomada de decisão no setor público e dentro das organizações. Simon inclui-se em uma segunda geração de teóricos da administração, que discute os fundamentos do campo após o trabalho seminal de Frederick Winslow Taylor e Jules Henry Fayol. Sua contribuição principal é a adoção do comportamentalismo como doutrina central da administração. Sua busca por uma abordagem mais sistemática e científica de observação e experimentação na administração pública levou ao seu primeiro estudo publicado, Administrative Behavior (1947). Depois disso, Simon lecionou diversas disciplinas no Illinois Institute of Technology e no Carnegie Institute of Technology, em Pittsburgh. No último, juntamente com Elliott Dunlap Smith e Lee Bach, Simon fundou em 1949 uma escola de administração, a Graduate School of Industrial Administration, onde procurou desenvolver a educação profissional em bases científicas. Nesse mesmo sentido, Simon dedicou-se a repensar o currículo do Engineering College no mesmo instituto e, em 1968, aproveitando o trabalho iniciado, prescreveu como poderia ser o currículo de ensino da capacidade de projetar (design) na engenharia em palestras no Massachusetts Institute of Technology (MIT) sob o título de The Sciences of the Artificial. Tanto nessa ocasião como no livro, Simon defende a combinação de uma educação científica e projetiva na formação de profissionais ligados à engenharia, à medicina e aos negócios. Não obstante, o uso da palavra “design” nesse contexto deu um sentido mais amplo às suas considerações, capaz de ultrapassar fronteiras entre campos profissionais e educacionais. Nem por isso, porém, o impacto da sua teoria no campo do design deu-se de imediato. As primeiras menções a Simon ocorrem nos anos 1960, antes mesmo da publicação de The Sciences of the Artificial: Tomás Maldonado em 1965, na revista da Escola de Ulm, e Sydney Gregory em 1966, em uma compilação de artigos apresentados em um simpósio sobre o método de design em Birmingham. Mas a incorporação efetiva da sua teoria ocorre apenas nos início dos anos 1980, nos artigos de Nigel Cross. Em 1981 e 1982, Cross cita e critica explicitamente o livro de 1969, buscando compatibilizar o desenvolvimento da metodologia em design, iniciada com o movimento Design Methods, e a teoria administrativa de Simon. Em 1984, esse esforço é levado a frente com a compilação de texto sob o título Developments in Design Methodology. Nela, Cross põe lado a lado textos dos anos 1960 e 1970 que pertencem a contextos distintos e possuem fundamentos potencialmente conflitantes. Entre os autores encontram-se: John Christopher Jones e Christopher Alexander, Herbert Simon e Horst Rittel, este um dos críticos à lógica científica de resolução de problemas aplicada aos processos de design. É digna de nota também a ausência das considerações teóricas surgidas no interior da Escola de Ulm, como aquelas de Tomás Maldonado. De toda forma, esta compilação marca um ponto decisivo na formação do campo epistemológico heterogêneo do design. Nesse campo, Simon cumpre um papel decisivo ainda hoje, especialmente com o intercâmbio cada vez maior entre o design e a administração e o avanço do estudos em design. Neste artigo, procuramos apresentar os principais marcos históricos que levaram a integração definitiva do pensamento de Simon ao campo do design a partir de 1984. Nas considerações finais, atenção especial é dada aos efeitos da incongruência teórica entre o trabalho de Simon e a tradição das artes e ofícios que informa o design moderno.
Título do Evento
5º Simpósio de Pós-Graduação em Design da ESDI
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Pós-graduação em Design da Esdi
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SANTOS, Felipe Kaizer; CUNHA, Lucas do Monti Nascimento. HERBERT SIMON COMO TEÓRICO DO DESIGN.. In: Anais do Simpósio de Pós-graduação em Design da Esdi. Anais...Rio de Janeiro(RJ) ESDI / UERJ, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spgd_2019/220672-HERBERT-SIMON-COMO-TEORICO-DO-DESIGN. Acesso em: 25/04/2024

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