GUIA PRÁTICO PARA PROJETOS EM DESIGN DE IDENTIDADE, EMBALAGEM, SITE E CAMPANHA PUBLICITÁRIA

Publicado em 25/03/2020 - ISSN: 2526-9933

DOI
10.29327/15376.1-10
Título do Trabalho
GUIA PRÁTICO PARA PROJETOS EM DESIGN DE IDENTIDADE, EMBALAGEM, SITE E CAMPANHA PUBLICITÁRIA
Autores
  • Silvia Helena de Carvalho Schnaider
  • Marília Ceccon Salarini da Rosa
  • Gilson Andrade de Oliveira Filho
  • Juliana de Sá Cruz
Modalidade
Trabalho Completo
Área temática
Graduação
Data de Publicação
25/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spgd_2019/220641-guia-pratico-para-projetos-em-design-de-identidade-embalagem-site-e-campanha-publicitaria
ISSN
2526-9933
Palavras-Chave
Arte e visualidade, Design de Produto, Design gráfico, Pesquisa e metodologia do design, Educação e Pedagogia do design
Resumo
O artigo apresenta o desenvolvimento de um Guia prático de projetos em Design para ser aplicado em sala de aula na Graduação Tecnológica em Design Gráfico e faz parte do Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Tecnologia SENAC RJ (PIC 2019). O curso possui 4 (quatro) certificações/qualificações intermediárias por módulos, além do diploma de curso superior na área ao final do curso: Módulo 1 — Perfil profissional do programador Visual Gráfico, Módulo 2 — Perfil profissional do Designer Promocional, Módulo 3 — Perfil profissional do Designer de Interfaces, Módulo 4 — Perfil profissional do Designer Multimídia. O Guia prático irá auxiliar os professores e os alunos durante o semestre como um passo a passo para o desenvolvimento dos projetos. Em todos os módulos do curso — especificamente na Unidade Curricular Projeto Integrador 1, 2, 3 e 4 — os alunos desenvolvem projetos específicos na área, o que torna o tema relevante para a formação deste profissional. Principalmente nos projetos reais de mercado torna-se necessário utilizar uma metodologia de projeto em design única. Os projetos a cada semestre têm temas diferenciados, assim como seus clientes, porém as etapas de desenvolvimento e finalização dos protótipos/entregáveis não mudam. Trata-se de uma metodologia de ensino que proporciona a interdisciplinaridade e promove a articulação dos conhecimentos, o trabalho em equipe, a interação entre docente x alunos, docente x docente e mundo do trabalho x docentes e alunos, o incentivo à criatividade, o desenvolvimento do domínio técnico-científico, a visão crítica, a atitude empreendedora, sustentável e colaborativa. No Laboratório de Prática Profissional (L2P) os alunos têm a oportunidade de trabalhar com um cliente real durante o curso e de ter um trabalho desenvolvido com o acompanhamento de todos os professores do módulo em seu portfólio, através de uma concorrência saudável em sala de aula orquestrada pelo professor de projeto. A vivência em equipe pelos alunos e a apresentação final para a banca (professores e cliente) permitem uma oportunidade excelente para a formação/atuação dos estudantes. A base teórica do guia terá como referências bibliográficas: Mike Baxter, com o livro Projeto de Produto: Guia prático para o design de novos produtos, Ellen Lupton, com o livro Intuição, Ação, Criação: Graphic Design Thinking e Fabrício Teixeira, com o livro Introdução e boas práticas em UX Design. A referência visual principal do projeto é o livro Teoria do Design Gráfico, organizado por Helen Armstrong (2015). Como esboço inicial, as etapas do processo e as ferramentas para cada perfil profissional de projeto já foram definidas: 1. Módulo 1 - Perfil profissional do programador Visual Gráfico: definição do problema do projeto, levantamento de dados, briefing/debriefing, pesquisa do cliente, benchmark-pesquisa de mercado, pesquisa do público-alvo, personas com mapa de empatia, mapa mental, moodboard, geração de ideias, brainstorming, brainwriting, conceito de projeto com a criação de Identidade Visual, criação da marca institucional, roughs/esboço, referências visuais (percepção visual, gestalt, semiótica, teoria das cores, história da arte), paleta de cores, tipografia, sistemas de identidade visual, manual da marca (versões da marca, malha de construção, positivo e negativo, área de proteção, reduções), aplicações em papelaria (cartão de visita, papel timbrado, envelope carta, envelope saco, pasta), aplicações em uniforme, frota, embalagem, brinde, sinalização de fachada, redes sociais (imagens de perfil, de capa, modelo de post), aplicações/mockups, produção gráfica, criação da apresentação e entregáveis do projeto. 2. Módulo 2 - Perfil profissional do Designer Promocional: definição do problema do projeto, levantamento de dados, briefing/debriefing, pesquisa do cliente, benchmark-pesquisa de mercado, pesquisa do público-alvo, personas com mapa de empatia, mapa mental, moodboard, geração de ideias, brainstorming, brainwriting, conceito de projeto com a criação da embalagem e PDV, pesquisa de materiais/custo, estudos de formatos, roughs, referências visuais (percepção visual, gestalt, ergonomia, teoria das cores, história da arte), desenvolvimento do DG, testes de impressão, mockups físicos, ajustes do mockup, roughs do DG do enxoval de merchandising, desenvolvimento de enxoval no digital, testes de impressão das peças de PDV, ajustes na criação das peças de PDV, finalização dos arquivos de embalagem e PDV, impressão final das embalagens e PDV, montagem dos mockups físicos da embalagem e PDV, criação da apresentação e entregáveis do projeto. 3. Módulo 3 - Perfil profissional do Designer de Interfaces: definição do problema do projeto, levantamento de dados, briefing/debriefing, pesquisa do cliente, benchmark-pesquisa de mercado, pesquisa do público-alvo, personas com mapa de empatia, mapa mental, moodboard, geração de ideias, brainstorming, brainwriting, conceito de projeto com a criação do website, inventário de conteúdo, jornada do usuário (ecossistema UX), cardsorting, taxonomia, diagrama de navegação, construção de wireframes (baixa e alta fidelidade), referências visuais (percepção visual, gestalt, semiótica, ergodesign, teoria das cores, história da arte), layout, protótipo navegável, testes de usabilidade, desenvolvimento do código, testes de usabilidade, implementação do website, criação da apresentação e entregáveis do projeto. 4. Módulo 4 - Perfil profissional do Designer Multimídia: definição do problema do projeto, levantamento de dados, briefing/debriefing, pesquisa do cliente, benchmark-pesquisa de mercado, pesquisa do público-alvo, personas com mapa de empatia, mapa mental, moodboard, geração de ideias, brainstorming, brainwriting, conceito de projeto com a criação crossmedia, criação da marca do evento, roughs/esboço, referências visuais (percepção visual, gestalt, , semiótica, teoria das cores, história da arte), paleta de cores, tipografia, sistemas de identidade visual, guia rápido da marca (versões da marca, malha de construção, positivo e negativo, área de proteção, reduções), campanha do evento (cartaz, folder ou flyer, bottom, móbile, camiseta, posts, mídias sociais, e-mail marketing, hotsite e vinheta), implementação do hotsite, aplicações/ mockups, produção gráfica, criação da apresentação e entregáveis do projeto. Como se pode perceber, várias ferramentas utilizadas nos diferentes tipos de projeto em design são iguais quando se visualiza um espaço problemático: briefing/debriefing, pesquisa do cliente, benchmark-pesquisa de mercado, pesquisa do público-alvo, personas com mapa de empatia, mapa mental, moodboard, geração de ideias, brainstorming e brainwriting, por exemplo. Este guia irá mostrar que os processos em design são parecidos, assim como suas ferramentas: o que muda realmente é a mídia. Além de destacar também a importância do aprendizado das referências visuais para trabalhar o estilo do projeto.
Título do Evento
5º Simpósio de Pós-Graduação em Design da ESDI
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Pós-graduação em Design da Esdi
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SCHNAIDER, Silvia Helena de Carvalho et al.. GUIA PRÁTICO PARA PROJETOS EM DESIGN DE IDENTIDADE, EMBALAGEM, SITE E CAMPANHA PUBLICITÁRIA.. In: Anais do Simpósio de Pós-graduação em Design da Esdi. Anais...Rio de Janeiro(RJ) ESDI / UERJ, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spgd_2019/220641-GUIA-PRATICO-PARA-PROJETOS-EM-DESIGN-DE-IDENTIDADE-EMBALAGEM-SITE-E-CAMPANHA-PUBLICITARIA. Acesso em: 28/05/2024

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