O USO DO LABORATÓRIO E PLATAFORMAS VIRTUAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA.

Publicado em 27/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-549-6

DOI
10.29327/snctifrocampuscacoal2021.417342  
Título do Trabalho
O USO DO LABORATÓRIO E PLATAFORMAS VIRTUAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA.
Autores
  • Neuzani Santos Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino e as Ciências Exatas e da Natureza
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/snctifrocampuscacoal2021/417342-o-uso-do-laboratorio-e-plataformas-virtuais-como-ferramenta-de-aprendizagem-para-o-ensino-de-quimica
ISBN
978-65-5941-549-6
Palavras-Chave
Ensino de Química, Covid-19, Laboratórios Virtuais, Ferramentas Digitais, Ensino Remoto Emergencial.
Resumo
O distanciamento social e o isolamento com o intuito de prevenir a disseminação do vírus causador da Covid-19 gerou impactos educacionais significativos, a partir do emprego do ensino remoto emergencial (ERE) como uma oportunidade de continuar com as aulas e dar sequência ao estudo. O presente trabalho consiste em uma investigação sobre a utilização de laboratórios virtuais e ferramentas digitais para o ensino de Química a partir da perspectiva dos alunos, bem como das estratégias e recursos utilizados pelo professor da disciplina para proporcionar melhorias no processo de ensino-aprendizagem na sala virtual. Para tanto, fora realizada um estudo do tipo pesquisa-ação, que contou com as contribuições de alunos do ensino médio. Os resultados avaliados referem-se à aplicação de mecanismos digitais, como laboratórios e outros recursos virtuais no ensino remoto emergencial. O que se constatou com o inteiro teor do presente estudo foi que no momento de pandemia o docente deixou de ser unicamente o mediador do ensino e da aprendizagem no meio digital, se tornando também um intermediário de transformação na medida de sua habilidade de reinvenção e inovação. Os discentes acreditam na efetividade do emprego das plataformas e ferramentas virtuais para tornar o ensino-aprendizagem mais interessante, participativo, e objetivo e se interessam por recorrer a esses instrumentos metodológicos, mesmo com o retorno das aulas presenciais.
Título do Evento
Semana Nacional da Ciência e Tecnologia IFRO Campus Cacoal
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

OLIVEIRA, Neuzani Santos. O USO DO LABORATÓRIO E PLATAFORMAS VIRTUAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA... In: Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal. Anais...Cacoal(RO) IFRO, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/snctifrocampuscacoal2021/417342-O-USO-DO-LABORATORIO-E-PLATAFORMAS-VIRTUAIS-COMO-FERRAMENTA-DE-APRENDIZAGEM-PARA-O-ENSINO-DE-QUIMICA. Acesso em: 27/07/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes