TRANSDICIPLINARIDADE NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA: EXPERIENCIANDO NA PRÁTICA

Publicado em 27/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-549-6

DOI
10.29327/snctifrocampuscacoal2021.412933  
Título do Trabalho
TRANSDICIPLINARIDADE NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA: EXPERIENCIANDO NA PRÁTICA
Autores
  • Simone Raquel Casarin Machado
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino e as Ciências Exatas e da Natureza
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/snctifrocampuscacoal2021/412933-transdiciplinaridade-no-ensino-da-trigonometria--experienciando-na-pratica
ISBN
978-65-5941-549-6
Palavras-Chave
transdiciplinaridade; sala de aula invertida, trigonometria.
Resumo
As ciências matemáticas são consideradas a base do desenvolvimento científico e tecnológico, necessário para compreender o contexto e outras áreas do conhecimento. No que diz respeito ao ensino-aprendizagem, especificamente nos institutos federais, foram identificadas algumas dificuldades enfrentadas pelos estudantes e pelos professores, que repercutem sob a forma de questionamentos das metodologias aplicadas: desmotivação, aprendizagem descontextualizada, evasão, entre outros. Esta pesquisa busca, a partir da prática docente, estabelecer novas alternativas didáticas que permitem ao estudante construir uma aprendizagem transdisciplinar das ciências matemáticas (que aprimora seus estilos de aprendizagem), mediada por recursos digitais, especificamente a aplicação de tecnologias em sala de aula com base nas metodologias ativas. A proposta utilizou as seguintes atividades práticas: aprendizagem por obra, aprendizagem por projeto, atividades experimentais e Sala de Aula Invertida. Escolheu-se duas turmas de 2º anos dos cursos técnicos integrado ao ensino médio onde foram aplicadas três atividades práticas. Concluiu-se que ao atualizar as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino da Matemática, por meio de mecanismos transdisciplinares, levam o estudante a melhorar a aprendizagem da matemática; É necessário também fornecer e aplicar este tipo de experiências didáticas por meio do uso de tecnologias em sala de aula, gerando projetos de natureza colaborativa,
Título do Evento
Semana Nacional da Ciência e Tecnologia IFRO Campus Cacoal
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MACHADO, Simone Raquel Casarin. TRANSDICIPLINARIDADE NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA: EXPERIENCIANDO NA PRÁTICA.. In: Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal. Anais...Cacoal(RO) IFRO, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/snctifrocampuscacoal2021/412933-TRANSDICIPLINARIDADE-NO-ENSINO-DA-TRIGONOMETRIA--EXPERIENCIANDO-NA-PRATICA. Acesso em: 20/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes