O USO DO SCRATCH NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM NÚMEROS PRIMOS

Publicado em 27/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-549-6

DOI
10.29327/snctifrocampuscacoal2021.412874  
Título do Trabalho
O USO DO SCRATCH NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM NÚMEROS PRIMOS
Autores
  • André Carlos Pereira da Silva
  • Maite Domiciano Do Vale
  • Luan de Jesus Farias
  • Maciel Lima da Conceição
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciência & Tecnologias
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/snctifrocampuscacoal2021/412874-o-uso-do-scratch-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem-de-matematica-com-numeros-primos
ISBN
978-65-5941-549-6
Palavras-Chave
Scratch, Lógica, Programação, Matemática, Números Primos.
Resumo
Este resumo tem a finalidade de apresentar um estudo sobre o desenvolvimento de um jogo de matemática envolvendo os conceitos de números primos e realidade aumentada no ambiente Scratch, na qual foi desenvolvido no âmbito da Unidade Escolar do Centro Juvenil de Ciência e Cultura - CJCC Vitória da Conquista/Ba no ano letivo de 2021 com alunos do ensino médio. O principal objetivo é compreender as potencialidades do Scratch para a aprendizagem de lógica de programação no contexto do desenvolvimento de jogos. Em particular, pretende-se perceber quais ideias e conceitos de programação emergem no desenvolvimento de projetos na plataforma do Scratch, quais as potencialidades do Scratch para o estabelecimento de conexões em lógica de programação e que dificuldades surgem em atividades na criação de jogos que envolvam o Scratch, aliado a isso, iremos também explorar os conceitos de números primos durante o jogo. Observando às dificuldades apresentadas pelos estudantes do grupo, observamos algumas diferenças. De forma geral, as maiores dificuldades foram à forma de escolha dos comandos para o desenvolvimento do jogo, no Scratch, e a elaboração de registos escritos que descrevessem os raciocínios feitos. Estas dificuldades citadas geraram de certa forma, alguns casos, que gerou uma desmotivação que logo deixou de existir assim que os estudantes começaram a usar esses comandos e compreender qual a função lógica de cada um na construção do jogo e a lógica de programação utilizada pelos comandos para que fosse possível o entendimento dos números primos.
Título do Evento
Semana Nacional da Ciência e Tecnologia IFRO Campus Cacoal
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SILVA, André Carlos Pereira da et al.. O USO DO SCRATCH NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM NÚMEROS PRIMOS.. In: Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal. Anais...Cacoal(RO) IFRO, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/snctifrocampuscacoal2021/412874-O-USO-DO-SCRATCH-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-DE-MATEMATICA-COM-NUMEROS-PRIMOS. Acesso em: 27/07/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes