A PANDEMIA E O ENSINO REMOTO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DE MIRANTE DA SERRA-RO

Publicado em 27/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-549-6

DOI
10.29327/snctifrocampuscacoal2021.412815  
Título do Trabalho
A PANDEMIA E O ENSINO REMOTO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DE MIRANTE DA SERRA-RO
Autores
  • Gracielly Silva Nascimento
  • Lediane Fani Felzke
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino e as Ciências Exatas e da Natureza
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/snctifrocampuscacoal2021/412815-a-pandemia-e-o-ensino-remoto-de-quimica-em-uma-escola-de-mirante-da-serra-ro
ISBN
978-65-5941-549-6
Palavras-Chave
Ensino remoto. Aprendizagem de Química. Pandemia de SARS-CoV-2.
Resumo
Uma doença chamada SARS-CoV-2, atingiu o país no ano de 2020 e vem se estendendo ao longo do ano de 2021, causando prejuízos à sociedade. Na área da educação, ela fez com que fossem paralisadas as aulas presenciais em escolas públicas e privadas. O objetivo desse trabalho é analisar os impactos causados no ensino de química durante a pandemia, uma vez que esta disciplina requer aulas presenciais para melhor compreensão do conteúdo por parte dos alunos. Para obter dados sobre a temática, foi feito um levantamento bibliográfico em artigos científicos e foi aplicado um questionário junto a 26 alunos do ensino médio de uma escola pública de Mirante da Serra – RO. Deste universo amostral, 57% tem acesso a internet o tempo todo, 39% acessa às vezes e 4% não possuem nenhum acesso. Entre os que tem acesso à rede, 88% acompanham as aulas remotas pelo celular porque não possuem computadores. Apesar do acesso total ou parcial à internet, os 26 alunos vão até a escola para buscar atividades impressas. Ainda pode-se observar que 38% dos alunos disseram não ter aprendido o conteúdo ensinado de forma remota e 35% consideram que aprenderam em parte, apenas 15% dos participantes disseram ter aprendido todo o conteúdo ensinado (12% dos alunos não responderam). Quando perguntado se as aulas a distância eram iguais a presenciais, 92% disseram que não. Os dados indicam que, em função da pandemia, houve um grande prejuízo na aprendizagem dos alunos no que diz respeito à disciplina de Química.
Título do Evento
Semana Nacional da Ciência e Tecnologia IFRO Campus Cacoal
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

NASCIMENTO, Gracielly Silva; FELZKE, Lediane Fani. A PANDEMIA E O ENSINO REMOTO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DE MIRANTE DA SERRA-RO.. In: Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal. Anais...Cacoal(RO) IFRO, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/snctifrocampuscacoal2021/412815-A-PANDEMIA-E-O-ENSINO-REMOTO-DE-QUIMICA-EM-UMA-ESCOLA-DE-MIRANTE-DA-SERRA-RO. Acesso em: 16/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes