UTILIZAÇÃO DE ORIGAMI NO ENSINO GEOMETRIA ESPACIAL: DESAFIOS DO PIBID DURANTE O ENSINO REMOTO

Publicado em 27/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-549-6

DOI
10.29327/snctifrocampuscacoal2021.412754  
Título do Trabalho
UTILIZAÇÃO DE ORIGAMI NO ENSINO GEOMETRIA ESPACIAL: DESAFIOS DO PIBID DURANTE O ENSINO REMOTO
Autores
  • Alexandre Junior
  • Neusa Edina de Oliveira Mendes
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino e as Ciências Exatas e da Natureza
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/snctifrocampuscacoal2021/412754-utilizacao-de-origami-no-ensino-geometria-espacial--desafios-do--pibid-durante-o-ensino-remoto
ISBN
978-65-5941-549-6
Palavras-Chave
Origami, Geometria Espacial, Pandemia.
Resumo
A pandemia do COVID-19 trouxe diversos desafios para a educação em todo mundo, fazendo com que todos os profissionais da educação tivessem que se reinventar. Tendo isso em mente, este trabalho é um relato de uma experiência de um PIBIDIANO do curso de matemática no ensino de geometria espacial em aulas remotas durante a pandemia para alunos do 2º ano do ensino médio. Em aulas presenciais o professor disponibiliza aos alunos materiais que os ajudam a visualizar as formas geométricas e que facilita o entendimento deste conteúdo, pois desenvolveria seu pensamento geométrico, já nas aulas remotas a escola possui pouco ou nenhum meio de disponibilizar aos alunos tais materiais. Dessa forma, a utilização do origami, confeccionado pelos próprios alunos, serve como ferramenta didática para que eles possam ter em suas mãos as formas geométricas utilizadas nos exercícios. Como abordagem introdutória ao conteúdo de geometria espacial, foi disponibilizado na plataforma Google Classroom, aos alunos do 2° ano do ensino médio, vídeo-aulas que continham a história da arte do origami e instruções para confecção dos origamis das formas geométricas espaciais mais comuns, no caso o cubo e o tetraedro. como atividade de verificação de aprendizagem os alunos fizeram o seu próprio origami e enviaram imagens ou vídeos com o resultado. Por fim, os alunos permaneceram com o seu origami e junto com a apresentação dos conceitos de geometria espacial os alunos utilizaram seus sólidos para melhor compreensão dos elementos e exercícios sobre o conteúdo.
Título do Evento
Semana Nacional da Ciência e Tecnologia IFRO Campus Cacoal
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

JUNIOR, Alexandre; MENDES, Neusa Edina de Oliveira. UTILIZAÇÃO DE ORIGAMI NO ENSINO GEOMETRIA ESPACIAL: DESAFIOS DO PIBID DURANTE O ENSINO REMOTO.. In: Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal. Anais...Cacoal(RO) IFRO, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/snctifrocampuscacoal2021/412754-UTILIZACAO-DE-ORIGAMI-NO-ENSINO-GEOMETRIA-ESPACIAL--DESAFIOS-DO--PIBID-DURANTE-O-ENSINO-REMOTO. Acesso em: 27/07/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes