RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE PEDAGOGIA NO ACOMPANHAMENTO DA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Publicado em 27/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-549-6

DOI
10.29327/snctifrocampuscacoal2021.412235  
Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE PEDAGOGIA NO ACOMPANHAMENTO DA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autores
  • Giliane da Silva Feitoza Gomes
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação, Políticas Públicas, Sociedade e Tecnologia
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/snctifrocampuscacoal2021/412235-relato-de-experiencia-no-pibid-de-pedagogia-no-acompanhamento-da-sala-de-atendimento-educacional-especializado-em
ISBN
978-65-5941-549-6
Palavras-Chave
Experiências, PIBID Pedagogia, Sala de Atendimento Educacional Especializado
Resumo
As considerações apresentadas neste trabalho são motivadas pelas observações realizadas durante a prática docente desenvolvida na escola EEEFM Ulisses Guimarães, localizada no município de Porto Velho-RO. O presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com o curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Zona Norte. Para a concretização dessa produção foram selecionadas algumas atividades que acompanhamos no ano letivo de 2021, na turma de atendimento educacional especializado (AEE). Por efeito da pandemia de COVID-19, declarada em março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), já estávamos aprendendo a viver com o distanciamento social, por conseguinte, as escolas já adotavam o sistema de ensino remoto. Nesse contexto, estaríamos diante do paradoxo tão longe, tão perto, já que um dos objetivos do PIBID é possibilitar uma relação de aproximação entre os futuros profissionais da educação (hoje alunos da licenciatura) e as salas de aula. Utilizou-se de estudos teóricos associados à vivência durante as aulas e para a estruturação desse trabalho, realizou-se pesquisa bibliográfica, no intuito de aprofundarmos nossos saberes sobre o público que é atendido pela sala de atendimento educacional especializado, assim como da dinâmica das aulas no contexto pandêmico.
Título do Evento
Semana Nacional da Ciência e Tecnologia IFRO Campus Cacoal
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

GOMES, Giliane da Silva Feitoza. RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE PEDAGOGIA NO ACOMPANHAMENTO DA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM TEMPOS DE PANDEMIA.. In: Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal. Anais...Cacoal(RO) IFRO, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/snctifrocampuscacoal2021/412235-RELATO-DE-EXPERIENCIA-NO-PIBID-DE-PEDAGOGIA-NO-ACOMPANHAMENTO-DA-SALA-DE-ATENDIMENTO-EDUCACIONAL-ESPECIALIZADO-EM. Acesso em: 27/07/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes