QUANDO A ESCOLA SE TORNA UM PROBLEMA PARA O CAPITAL? ENTRE O TEMPO DO APRENDER E O TEMPO DA PRODUÇÃO/CONSUMO

Publicado em 27/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-549-6

DOI
10.29327/snctifrocampuscacoal2021.411585  
Título do Trabalho
QUANDO A ESCOLA SE TORNA UM PROBLEMA PARA O CAPITAL? ENTRE O TEMPO DO APRENDER E O TEMPO DA PRODUÇÃO/CONSUMO
Autores
  • Gabriel Tenório Dos Santos
  • Sirley Leite Freitas
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino e Humanidades
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/snctifrocampuscacoal2021/411585-quando-a-escola-se-torna-um-problema-para-o-capital-entre-o-tempo-do-aprender-e-o-tempo-da-producaoconsumo
ISBN
978-65-5941-549-6
Palavras-Chave
ESCOLA, TEMPO, CAPITAL
Resumo
Esta escrita objetiva registrar algumas inquietações enquanto professores formadores sobre o tempo escolar e o tempo produzido pelo capitalismo. Nos amparamos na pesquisa bibliográfica fundamentada nos estudos de Lá Boétie (2006), Mészáros (2008), Carvalho (2012), Larrosa (2018), Libâneo e Freitas (2018), dentre outros. Destacamos que primeiramente, a escola, dado a sua etimologia scholé, significa lugar do ócio/tempo livre para fazer qualquer coisa que não seja produzir e consumir. Segundo, ao observamos a cultura escolar, perceberemos que o tempo ali permite o erro, a repetição, o diálogo e todas as condições para cada sujeito aprender. Essas condições, no entanto, são abaladas pelas exigências de uma sociedade marcada pelo modelo capitalista de produção e consumo. Assim, o tempo não escolar, que é o tempo do capital, caracteriza-se por um aprender prático-utilitário (CARVALHO, 2012). O conhecimento adquirido deve ser útil e prático. Larrosa (2018) aponta que, infelizmente, esse tempo livre escolar acaba se convertendo no tempo da produção/consumo. A lógica do capital, e sua temporalidade, invade a escola e rompe com o tempo do aprender ao exigir que este acabe em si mesmo. O resultado é a aceleração dos processos e métodos, ignorando as particularidades do sujeito que aprende, enxugamento do conteúdo etc. É importante reconhecer que na escola, opera-se com o conhecimento na tentativa de produzi-lo e (res)significá-lo, e não por ter uma função – lógica pragmática.
Título do Evento
Semana Nacional da Ciência e Tecnologia IFRO Campus Cacoal
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SANTOS, Gabriel Tenório Dos; FREITAS, Sirley Leite. QUANDO A ESCOLA SE TORNA UM PROBLEMA PARA O CAPITAL? ENTRE O TEMPO DO APRENDER E O TEMPO DA PRODUÇÃO/CONSUMO.. In: Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal. Anais...Cacoal(RO) IFRO, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/snctifrocampuscacoal2021/411585-QUANDO-A-ESCOLA-SE-TORNA-UM-PROBLEMA-PARA-O-CAPITAL-ENTRE-O-TEMPO-DO-APRENDER-E-O-TEMPO-DA-PRODUCAOCONSUMO. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes