A PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO CENTRAL DE RONDÔNIA SOBRE A CRIMINALIDADE DA PRÁTICA DE QUEIMADAS URBANAS.

Publicado em 27/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-549-6

DOI
10.29327/snctifrocampuscacoal2021.411552
Título do Trabalho
A PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO CENTRAL DE RONDÔNIA SOBRE A CRIMINALIDADE DA PRÁTICA DE QUEIMADAS URBANAS.
Autores
  • Izabelly Vonrondov Bergamasco
  • Jania Maria de Paula
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciências Agrárias & Tecnologias
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/snctifrocampuscacoal2021/411552-A-PERCEPCAO-DA-POPULACAO-DE-MUNICIPIOS-DA-REGIAO-CENTRAL-DE-RONDONIA-SOBRE-A-CRIMINALIDADE-DA-PRATICA-DE-QUEIMADA
ISBN
978-65-5941-549-6
Palavras-Chave
Queimadas urbanas, criminalidade.
Resumo
O presente texto discute resultados parciais da pesquisa “A visão da população de cidades da região central de Rondônia, sobre as queimadas urbanas”, realizada junto ao Instituto Federal de Rondônia – Campus Ji-Paraná. Teve por objetivo compreender qual a percepção das populações dos municípios de Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste e Presidente Médici em relação às queimadas urbanas. Metodologicamente, a pesquisa iniciou com o levantamento bibliográfico sobre o tema, realizou aplicação de questionário organizado na plataforma do Google Forms e disponibilizados aos participantes através de redes sociais, contando com a participação de 112 entrevistados. Uma das questões colocadas foi sobre o significado das queimadas urbanas para os entrevistados, 62,9% deles responderam se tratar de uma prática nociva à população, enquanto 26,3% responderam ser uma prática comum que está no hábito da população. Noutro questionamento, indagamos se o entrevistado possuí conhecimento sobre a criminalidade da prática de queimadas urbanas, 76,8% responderam afirmativamente, já 21,4% responderam que sim, porém não conheciam ninguém que teria sido punido por esse crime. Os resultados sugerem que, embora as pessoas possuam o conhecimento sobre os malefícios das queimadas tanto ao ambiente quanto às pessoas, bem como sobre a criminalidade desta prática, não há credibilidade sobre a aplicação da lei para que tal prática deixe de ser um problema ambiental e de saúde. É também percebido como uma pratica cultural enraizada na população, motivo pelo qual torna-se aceito e normalizado pela sociedade local que ameniza seus malefícios e minimiza socialmente o ato criminoso das queimadas urbanas.
Título do Evento
Semana Nacional da Ciência e Tecnologia IFRO Campus Cacoal
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

BERGAMASCO, Izabelly Vonrondov; PAULA, Jania Maria de. A PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO CENTRAL DE RONDÔNIA SOBRE A CRIMINALIDADE DA PRÁTICA DE QUEIMADAS URBANAS... In: Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal. Anais...Cacoal(RO) IFRO, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/snctifrocampuscacoal2021/411552-A-PERCEPCAO-DA-POPULACAO-DE-MUNICIPIOS-DA-REGIAO-CENTRAL-DE-RONDONIA-SOBRE-A-CRIMINALIDADE-DA-PRATICA-DE-QUEIMADA. Acesso em: 23/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes