CIDADANIA E TECNOLOGIA: A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO E SEUS IMPACTOS À TOMADA DE DECISÃO NA GESTÃO PÚBLICA

Publicado em 12/01/2021 - ISBN: 978-65-5941-062-0

DOI
10.29327/snctcacoal2020.288922  
Título do Trabalho
CIDADANIA E TECNOLOGIA: A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO E SEUS IMPACTOS À TOMADA DE DECISÃO NA GESTÃO PÚBLICA
Autores
  • CLEICE DE PONTES BERNARDO
  • Rwrsilany Silva
  • Denise Ton Tiussi
Modalidade
Resumo
Área temática
Políticas Públicas, Sociedade e Tecnologias
Data de Publicação
12/01/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/snctcacoal2020/288922-cidadania-e-tecnologia--a-experiencia-do-usuario-e-seus-impactos-a-tomada-de-decisao-na-gestao-publica
ISBN
978-65-5941-062-0
Palavras-Chave
Serviço Público, Cidadania, Tecnologia, Tomada de Decisão.
Resumo
A tomada de decisão é de suma importância para a gestão das organizações, sendo que as suas funções basilares – comandar, organizar, coordenar e controlar – podem melhor ser compreendidas e aplicadas se forem aliadas ao ambiente do processo decisório, bem como com ao uso da tecnologia, dada sua capacidade de captar, manipular e avaliar dados, sendo primordial para o progresso de um país plural e democrático. A administração pública deve promover relação mais direta com os cidadãos, seja para permitir acesso aos serviços prestados pelo governo, ou sob incumbência dele, seja para contar com o poder fiscalizador do acompanhamento da própria sociedade em relação ao atendimento disponibilizado. Essas reflexões levam à seguinte questão: como a tecnologia pode aproximar a experiência dos cidadãos e o processo decisório na gestão pública? Para responder a esta indagação, objetiva-se compreender como a experiência dos usuários de serviço público do Brasil pode contribuir para tomada de decisão do gestor público. O artigo tem abordagem qualitativa e documental. Como resultado, a presente pesquisa apurou uma série de aplicações móveis em uso por cidadãos de diversas cidades do mundo e capazes de transformar smartphones em ferramentas de participação, transparência e colaboração, proporcionando uma alternativa dinâmica e acessível à fiscalização e avaliação dos serviços públicos. Observou-se que muitas iniciativas já têm sido adotadas para que a gestão pública se aproprie das experiências dos usuários de serviços públicos. No entanto, há considerável espaço de explorar o processo de tomada de decisão a partir dessas informações subjetivas.
Título do Evento
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - IFRO-Campus Cacoal
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

BERNARDO, CLEICE DE PONTES; SILVA, Rwrsilany; TIUSSI, Denise Ton. CIDADANIA E TECNOLOGIA: A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO E SEUS IMPACTOS À TOMADA DE DECISÃO NA GESTÃO PÚBLICA.. In: Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal. Anais...Cacoal(RO) IFRO, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/snctcacoal2020/288922-CIDADANIA-E-TECNOLOGIA--A-EXPERIENCIA-DO-USUARIO-E-SEUS-IMPACTOS-A-TOMADA-DE-DECISAO-NA-GESTAO-PUBLICA. Acesso em: 21/09/2025

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