PERFIL DO DESENVOLVIMENTO GLOBAL E SOCIOEMOCIONAL DE CRIANÇAS NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA: UM ESTUDO TRANSVERSAL

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
PERFIL DO DESENVOLVIMENTO GLOBAL E SOCIOEMOCIONAL DE CRIANÇAS NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA: UM ESTUDO TRANSVERSAL
Autores
  • Ana Luiza de Freitas Martins
  • Ana Paula Otoni Ogava
  • Lucas Barbosa da Costa
  • Juliana Nunes Santos
  • Mylena Francielle Ribeiro Lima
  • Rosane Morais
  • Shirley Sandy Inácia De Souza Neves
  • Evelyn Daynnara Miranda Corrêa
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Ciências da Saúde
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/746964-perfil-do-desenvolvimento-global-e-socioemocional-de-criancas-na-primeirissima-infancia--um-estudo-transversal
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Desenvolvimento infantil, SWYC, primeiríssima infância
Resumo
O desenvolvimento infantil pode ser definido como um processo que envolve vários aspectos, como o crescimento físico, a maturação neurológica e a construção de habilidades comportamentais, cognitivas, afetivas e sociais do indivíduo. O contexto em que o indivíduo está inserido e se desenvolve, pode contribuir para a vulnerabilidade aos riscos, tanto aqueles de cada fase como os decorrentes de circunstâncias da vida. Com o crescimento do indivíduo fortificam-se as relações sociais e emocionais, que são o foco do desenvolvimento. O presente estudo tem como objetivo, identificar o perfil de crianças em desenvolvimento global e socioemocional, de 2 a 3 anos de idade. Trata-se de uma análise preliminar de um estudo transversal realizado com 73 crianças matriculadas em dois Centros Municipais de Educação Infantil e seus pais. Foram coletadas informações sobre a criança e a família através do instrumento de triagem Survey of Well-being of Young Children (SWYC). Dos participantes, 37 eram do sexo masculino (50,7%), com idade média de 34,6 meses. Em relação aos marcos do desenvolvimento, 41 crianças não apresentaram risco (70,7%). O resultado da lista de sintomas pediátricos, que avalia emocional/comportamental das crianças, mostrou que 33 indivíduos (56,9%) apresentaram risco de alterações no comportamento. 30 (50,8%) pais responderam que não possuem preocupação com o comportamento, aprendizado e/ou desenvolvimento de seus filhos. Cerca de 35 pais (81,4%), afirmaram que leem para seus filhos, com média semanal de 1 a 2 dias de leitura (46,6%). Pode-se concluir que, essas crianças não apresentam riscos em seu desenvolvimento motor. Embora apresentem risco de alterações no comportamento, os pais não demonstram preocupação. Apesar de muitos pais possuírem o costume de ler para seus filhos, a frequência com que a leitura ocorre ainda é baixa.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, Ana Luiza de Freitas et al.. PERFIL DO DESENVOLVIMENTO GLOBAL E SOCIOEMOCIONAL DE CRIANÇAS NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA: UM ESTUDO TRANSVERSAL.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/746964-PERFIL-DO-DESENVOLVIMENTO-GLOBAL-E-SOCIOEMOCIONAL-DE-CRIANCAS-NA-PRIMEIRISSIMA-INFANCIA--UM-ESTUDO-TRANSVERSAL. Acesso em: 11/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes