PROTOCOLO DE ATIVIDADES PARA ESTIMULAÇÃO MOTORA E COGNITIVA DAS CRIANÇAS NA PRIMEIRA E SEGUNDA INFÂNCIA EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
PROTOCOLO DE ATIVIDADES PARA ESTIMULAÇÃO MOTORA E COGNITIVA DAS CRIANÇAS NA PRIMEIRA E SEGUNDA INFÂNCIA EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores
  • Ana Luísa Figueiredo Santos Leão
  • Jéssica Pinheiro dos Santos
  • Julia Isabela Santos Rodrigues
  • Fernanda Elisa Barros
  • Thais Batista Gomes
  • Thales Rodrigues Pereira
  • Henrique Silveira Costa
  • Claudio Heitor Balthazar
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Ciências da Saúde
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/746719-protocolo-de-atividades-para-estimulacao-motora-e-cognitiva-das-criancas-na-primeira-e-segunda-infancia-em-um-cen
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Protocolo, crianças, desenvolvimento infantil, primeira infância, segunda infância
Resumo
A promoção à saúde relacionada ao desenvolvimento infantil é uma estratégia que requer um olhar sensibilizado, pois proporciona hábitos de vida saudáveis e contínuos. Além disso, atua na prevenção de problemas, agravos e cuidados em tempo oportuno, os quais são desafios do cotidiano de todos os profissionais da saúde. De acordo com os fatos apresentados, faz-se necessário estabelecer um modelo de atividades, visando a estimulação motora e cognitiva das crianças na primeira e segunda infância, através de brincadeiras que sejam lúdicas e dinâmicas. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi elaborar um protocolo de atividades a serem desenvolvidas em um período de 8 semanas, para estimulação motora e cognitiva das crianças na primeira e segunda infância, em um Centro Municipal de Educação Infantil. O protocolo em questão objetiva uma intervenção nos aspectos biopsicossociais de crianças de 2 a 5 anos, em um Centro Municipal de Educação Infantil, baseando-se na funcionalidade, família, saúde, amigos, diversão e futuro (F-Words). Em suma, essa abordagem direciona as intervenções sob a luz dos aspectos que são mais importantes para o desenvolvimento das crianças, influenciando positivamente em fatores ambientais de forma categórica e assertiva. O protocolo está previsto para ser executado na frequência de uma vez na semana, tendo duração de duas horas por dia. Serão utilizadas bolas, cones, bambolês, tintas, pneus, ilustrações, entre outros materiais didáticos e pedagógicos. Contudo, as atividades serão distribuídas da seguinte maneira: na primeira semana serão divididos dois ambientes, sendo um com atividade em circuito para motricidade e o outro voltado para o cognitivo; na segunda semana será trabalhada a motricidade fina, com atividades manuais para confecção de brinquedos; na terceira semana serão realizadas atividades com pintura (corporal e manual); na quarta semana será desenvolvido um teatro educativo; para a quinta semana será repetida a atividade desenvolvida na primeira semana; nas sexta e sétima semanas irão ocorrer parcerias com a Odontologia e a Nutrição, com as temáticas voltadas para suas áreas, sendo que, na sétima semana, também haverá uma produção fotográfica das crianças, que será entregue na oitava semana, onde serão trabalhadas relações emocionais e familiares. Espera-se que o protocolo seja um facilitador para os profissionais de saúde, implicando positivamente no processo de aprendizado das crianças, de forma a integrar os domínios de estrutura, função e fatores contextuais da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, contemplando também, de forma mais ampla as F-Words.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LEÃO, Ana Luísa Figueiredo Santos et al.. PROTOCOLO DE ATIVIDADES PARA ESTIMULAÇÃO MOTORA E COGNITIVA DAS CRIANÇAS NA PRIMEIRA E SEGUNDA INFÂNCIA EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/746719-PROTOCOLO-DE-ATIVIDADES-PARA-ESTIMULACAO-MOTORA-E-COGNITIVA-DAS-CRIANCAS-NA-PRIMEIRA-E-SEGUNDA-INFANCIA-EM-UM-CEN. Acesso em: 10/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes