TERRITÓRIO PANKARARU-PATAXÓ: EDUCAÇÃO E MEMÓRIA BIOCULTURAL

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
TERRITÓRIO PANKARARU-PATAXÓ: EDUCAÇÃO E MEMÓRIA BIOCULTURAL
Autores
  • Guilherme Oliveira Santos
  • Aline Weber Sulzbacher
Modalidade
Resumos da Pós-Graduação
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/746616-territorio-pankararu-pataxo--educacao-e-memoria-biocultural
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Alfabetização , expressões artísticas, Comunidade indígena
Resumo
Tapirapé (2020) e Tapirapé e Pinto (2010) apontam a relevância da revitalização da cultura indígena pela memória biocultural, representada através das expressões artísticas. As obras abordam as experiências da cultura e língua materna do povo Apyãwa, e da possível importância das tecnologias da informação e comunicação (TIC's) na preservação e manutenção da cultura dos povos originários. Desta forma, apresenta-se aqui, algumas questões relacionadas com o processo de alfabetização infantil na Comunidade Indígena Cinta Vermelha-Jundiba, no município de Araçuaí-MG, buscando identificar a presença das expressões artísticas da memória biocultural Pankararu-Pataxó, como forma de resgate das identidades, crenças e tradições. Os procedimentos metodológicos envolveram a análise da literatura disponível sobre o povo Pankararu-Pataxó e sobre línguas indígenas, bem como a realização de entrevistas com duas professoras que atuam na educação indígena, especificamente na alfabetização infantil. Desse modo, na interlocução com essas sujeitas da comunidade, foram acessados materiais e práticas relacionadas ao processo de alfabetização infantil, em especial as expressões artísticas. A alfabetização acontece por meio do repertório de crenças e valores ligados ao processo de retomada do território, fundamental para condições de reprodução social do grupo. A aldeia convive com situações de migrações forçadas (para buscar meios de manutenção), de tensões e conflitos frente à atuação de empreendimentos minerários e ou ligados ao paradigma do desenvolvimento regional que, em geral, reforçam padrão de racismo ambiental. Um dos principais desafios destacados pelas professoras é a falta de material didático para uso nos processos de alfabetização, principalmente adequado à memória biocultural Pankararu - considerando que seu processo de expropriação territorial foi extremamente violento, impondo a migração como necessidade para sobrevivência étnica. Portanto, a retomada do território perpassa por processos educativos de reconexão com a cultura e modo de vida ancestral, sendo a produção de pinturas, cantorias em roda, conversas com o pajé em aulas, as principais expressões artísticas utilizadas.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Guilherme Oliveira; SULZBACHER, Aline Weber. TERRITÓRIO PANKARARU-PATAXÓ: EDUCAÇÃO E MEMÓRIA BIOCULTURAL.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/746616-TERRITORIO-PANKARARU-PATAXO--EDUCACAO-E-MEMORIA-BIOCULTURAL. Acesso em: 13/05/2025

Trabalho

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