{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Estar em rede é uma condição indispensável de convivência no mundo contemporâneo, seja no contexto social, cultural, econômico ou político. Essa dinâmica reflete a necessidade de constituição de grupos comuns, comunidades fortalecidas em tempos simultâneos e espaços diversos.

A palavra "rede", em seu sentido figurado, simboliza um conjunto de relações, conexões ou estruturas que se entrelaçam e interagem, como uma rede de informações, de poder ou de cuidados. 

Ao reconhecer que o potencial de uma instituição de ensino reside na valorização da riqueza humana que a compõe, propomos, na presente edição do Seminário Interno de Pesquisas Mario Santana, estabelecer um diálogo sobre Direitos Humanos e a promoção efetiva de uma rede ancorada na diversidade dentro do Instituto de Artes da Unicamp, enfatizando experiências de pessoas e epistemologias dissidentes. 

Um dos nossos objetivos, portanto, é compreender como se configura a permanência dessas pessoas em um ambiente que, histórica e estruturalmente, permaneceu excludente. As universidades brasileiras estabeleceram, por muito tempo, convenções sociais que limitaram as diversidades que poderiam acessar e permanecer nesses espaços de poder.

Reflexões tais se somam ao desejo de ampliar saberes relacionados ao ambiente acadêmico, abordando também demandas que permeiam o universo digital. Em 2025, o XI Seminário Interno de Pesquisas Mario Santana tece conexões entre a pesquisa artística e cultural e as novas exigências digitais, como o uso do Repositório de Dados de Pesquisa (REDU). Esta ferramenta oficial da Unicamp visa o depósito, compilação, compartilhamento, preservação, reutilização e reprodutibilidade dos dados de pesquisa gerados na universidade. Esta questão será o tema central de uma das Rodas de Conversa desta edição.

Outro ponto crucial às exigências acadêmicas atuais é a obrigatoriedade de registro de metadados no REDU como forma de ampliar a divulgação de acordo com a especificidade de cada pesquisa. Esta prática não apenas favorece a interconexão profissional, como também potencializa o alcance dos saberes produzidos e o gerenciamento seguro e inteligente dos dados gerados por pesquisadores. Mas, afinal, o que são metadados? Sobre isto falaremos também em uma das nossas Rodas de Conversa.

Em meio a todas essas reflexões e apontamentos, a atual edição traz  importantes questionamentos que atravessarão nossa programação, ampliando percepções e estimulando diálogos nas Rodas de Conversa, Comunicações Orais Performativas e Mesas Temáticas. São eles:

  • Como criar parâmetros e protocolos institucionais, além de redes de proteção contra violências como racismo, xenofobia, misoginia e transfobia em contextos acadêmicos?

  • Como garantir a permanência de pessoas dissidentes e a valorização de saberes do sul global?

  • No campo das redes digitais, como artistas e pesquisadores podem divulgar suas produções de forma criativa e eficaz, fazendo uso dos repositórios oficiais, como REDU?

Ao vislumbrar as possibilidades de convivência em rede, reafirmamos o compromisso do Seminário com a promoção de um ambiente mais inclusivo e inovador, capaz de acolher e valorizar saberes outros, criando pontes entre arte, cultura, tecnologia, diversidade e resistência acadêmica.

O XI Seminário Interno de Pesquisas Mario Santana - 2025 visa ser um espaço para compartilhamento de pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena. Duas modalidades para compartilhamento das pesquisas comporão esta edição: Comunicações Orais Performativas (para alunos da pós-graduação e alunos da graduação que tenham pesquisas de Iniciação Científica iniciadas em 2024) e Mesas Temáticas. Lembramos que as inscrições para apresentação de trabalhos são restritas a pessoas que fazem parte do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena e Graduações em Artes Cênicas e Dança da Unicamp, sendo permitido inscrever-se em apenas uma modalidade. O Seminário Interno tem sido um espaço de suma importância e que vem estabelecendo-se ao longo de mais de uma década como um encontro de trocas, acolhimento e formação de parcerias, configurando-se em novas conexões e interações por meio de uma rede de informações sobre saberes e fazeres artísticos. 




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Larissa de Oliveira Neves


larissa@iar.unicamp.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}