ARQUITETURA MODERNA PAULISTA: UM ESTUDO SOBRE O FÓRUM DE ITAPIRA (1959)

Publicado em 24/02/2021 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
ARQUITETURA MODERNA PAULISTA: UM ESTUDO SOBRE O FÓRUM DE ITAPIRA (1959)
Autores
  • Evilane Renise Almeida de Queiroz
  • Raíssa Pereira Cintra de Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral - Subtema 2: Documentação, conservação e restauração (Documentação da arquitetura / Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico / Conservação preventiva e prevenção de risco / Arquitetura em terra, em pedra e em madeira / Arquitetura vernacular / Fortificações e patrimônio militar / Patrimônio religioso / Patrimônio arqueológico e arte rupestre / Patrimônio cultural subaquático / Pinturas murais / Vitrais / Patrimônio do Século XX / Patrimônio industrial)
Data de Publicação
24/02/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/242802-arquitetura-moderna-paulista--um-estudo-sobre-o-forum-de-itapira-(1959)
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Preservação da arquitetura moderna, Patrimônio material, Patrimônio arquitetônico, Arquitetura Forense, Fórum de Itapira.
Resumo
O presente estudo procura analisar o Fórum de Itapira no interior de São Paulo projetado pelo arquiteto Joaquim Manoel Guedes Sobrinho em 1959 em sua inserção histórica urbana. No período da construção do fórum, Itapira era uma cidade onde predominava as construções coloniais na paisagem, o que evidenciava uma obra implantada sem ornamentos, em sua forma pura. Para além dos aspectos simbólicos que significa a construção do edifício moderno na cidade, a construção do fórum marca uma nova ocupação urbana, para além da linha do trem que delimitava a antiga cidade. Numa outra escala, significa o enfrentamento com uma nova perspectiva econômica e política do país, num discurso ligado ao desenvolvimento e da modernização – o que tem ressonâncias na escala estadual, no Plano de Ação do Governo Carvalho Pinto (PAGE), com a participação efetiva de vários escritórios de arquitetos modernos do período em projetos de alguns equipamentos públicos. O objetivo do trabalho é trazer à luz esta contextualização a partir das referências bibliográficas e fazer uma leitura da sua implantação em relação ao referencial urbano e paisagístico já existente na localidade. A metodologia parte da revisão bibliográfica e da análise específica de fotos antigas, tanto para compreender os tipos de edificações marcados pela tipologia forense antes da implantação deste fórum em 1961, como também, para compreender as modificações da paisagem antes e depois da implantação do fórum. Por fim, fica claro a importância documental e monumental da obra na escala local a partir das leituras de modernização do estado e o que isso significa no cotidiano da paisagem. Apesar disso, ainda não foi consagrado qualquer reconhecimento do seu valor patrimonial em nenhum nível de proteção e tal vazio condiciona intervenções que estão descaracterizando a obra em seu valor cultural.
Título do Evento
4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
Título dos Anais do Evento
Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

QUEIROZ, Evilane Renise Almeida de; OLIVEIRA, Raíssa Pereira Cintra de. ARQUITETURA MODERNA PAULISTA: UM ESTUDO SOBRE O FÓRUM DE ITAPIRA (1959).. In: Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/242802-ARQUITETURA-MODERNA-PAULISTA--UM-ESTUDO-SOBRE-O-FORUM-DE-ITAPIRA-(1959). Acesso em: 19/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes