A PAISAGEM BENEDITINA NO BRASIL, UMA OBRA DE ARTE TOTAL

Publicado em 24/02/2021 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
A PAISAGEM BENEDITINA NO BRASIL, UMA OBRA DE ARTE TOTAL
Autores
  • José Antonio Hoyuela Jayo
  • Mauro Maia Fragoso
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral - Subtema 3: Patrimônio urbano, paisagens culturais e meio-ambiente (Conservação Urbana / Paisagens culturais / Rotas culturais / Turismo cultural / Energia e sustentabilidade / Mudanças climáticas)
Data de Publicação
24/02/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/simposioicomos2020/242360-A-PAISAGEM-BENEDITINA-NO-BRASIL-UMA-OBRA-DE-ARTE-TOTAL
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
beneditinos, paisagem, patrimônio cultural, holístico, sintético
Resumo
A chegada dos beneditinos no Brasil, como acontecerá junto com os franciscanos e os carmelitas, durante o período da União Ibérica, como impulso ao processo civilizador católico, e muito por influência do rei espanhol, Felipe II, e das reformas das ordens iniciadas depois do segundo concilio de Trento desde Valladolid, primeiro, e depois desde Montserrat, El Escorial e Madrid (com o breve período da capital em Lisboa). Queremos analisar o tempo e o espaço na construção de cinco mosteiros beneditinos construídos no período, São Bento de Salvador de Bahia (1581); de João Pessoa (Paraíba), cuja obra original teve início nos anos de 1590 (igreja 1722-61); de Rio de Janeiro, cuja instalação começa em 1586, e vai ter importantes obras em 1590, 1617 (projeto de Francisco Frias da Mezquita) e 1670 (Frei Bernardo de São Bento); São Bento de São Paulo, de 1598; e Olinda, de 1599 (Pernambuco), todos eles hoje patrimônio nacional. Analisaremos suas diversas dimensões como patrimônio cultural a partir do lugar, e da paisagem em que são inseridos, a história e as narrativas associadas, o patrimônio imaterial (o canto gregoriano a disciplina da ordem a educação beneditina), a documentação do monumento e da ordem, assim como as obras de arte, a traça, as referências eruditas neles contidas, as referências dos artesãos (do saber vernacular e nem tanto erudito), da economia, da sociedade e de outros fatores relevantes. Concluiremos desde São Bento de Rio de Janeiro sintetizando a importância da convergência das diferentes dimensões patrimoniais da arte e da “paisagem” beneditina na construção de seus mosteiros e da cultura brasileira por extensão. Ressaltaremos a importância da união ibérica nessa síntese artística e paisagística assim com sua evolução durante o barroco para chegar a construir um patrimônio integral, de grande riqueza e diversidade
Título do Evento
4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
Título dos Anais do Evento
Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

JAYO, José Antonio Hoyuela; FRAGOSO, Mauro Maia. A PAISAGEM BENEDITINA NO BRASIL, UMA OBRA DE ARTE TOTAL.. In: Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/242360-A-PAISAGEM-BENEDITINA-NO-BRASIL-UMA-OBRA-DE-ARTE-TOTAL. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

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