{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Estamos na segunda edição do ENPEGASTRO. Nesta edição o evento muda de nome para atender a uma demanda real - de Encontro de "pesquisadores" como foi o ano passado, passa a ser intitulado “Encontro de Pesquisa”. Assim como refletimos sobre essa questão, estamos juntos, Comissão e Equipe, pensando nas diversas dimensões de debate para que o evento seja mais representativo e diverso quanto possível (gênero, etnia, territórios, saberes, grau de escolaridade e toda ordem de hierarquia) categorias essas que nós humanos usamos para designar as coisas e as pessoas no mundo, no objetivo de suprimi-las.

A quem desejar saber, o ENPEGASTRO se caracteriza como um evento nômade. Ele deve ser acolhido, a cada ano, por uma nova instituição ou outro evento. Por enquanto, Claudia Soares e uma mesma equipe estão à frente, na intenção que o evento ganhe consistência. Porém, a ideia é que ele ganhe autonomia e expanda suas referências em outros espaços. O que se deseja com esse evento, portanto, é que ele ressoe no campo teórico-acadêmico e escreva a história do pensamento em Gastronomia que queremos.

Esse que é um devaneio da idealizadora, na figura de Claudia Soares, mas também dos muitos que estão ‘implicados com a Gastronomia’. Em meio a uma série de inquietações, definimos que era preciso um espaço, uma data para um Encontro com a finalidade de reunir aqueles que estão indo em diversas direções possíveis de se pensar as Gastronomias. 

Aqui, o termo Gastronomias é tencionado no plural não por mero exercício semântico. A ideia paira sobre a existência de múltiplas GastronomiaS, e é dada, sobretudo, a partir do que esse Encontro apresentou, e do que tem se apresentado pelo movimento do campo. Ou seja, de que é possível observar uma confluência de singularidades, uma multidão, no sentido que Giorgio Agamben e Michel Hardt trazem para nós. É então, uma reunião de multiplicidades, que se diversifica e se define pelas e nas alteridades.

Pedimos a licença para declarar o nosso luto pelas mais de 600 mil mortes causadas pela Covid-19 e pelas outras tantas vidas, que sem espaço-tempo para sentir seu luto enfrentam a fome, o descaso, o desgoverno e toda ordem de exclusão e violência que essa Pandemia, hoje já considerada pela FIOCRUZ como sindemia, agravou.

Em primeiro lugar, esse Encontro, em formato de evento, ação de extensão ligada ao Departamento de Gastronomia da UFRJ, momento este tão esperado - demorou 10 anos para sua aprovação e implantação -,é, acima de tudo, realizado a partir de ações e forças de agentes muito potentes, os Gastrônomos, os egressos dos cursos de Gastronomia, mas também, por aqueles que decidiram se ocupar desse campo do saber.


Então, deixamos nossos agradecimentos cordiais:

  • Ao 1º. Simpósio de Gastronomia, Ciência e Educação: evento que está nos hospedando esse ano via Instituto Federal de Brasília (IFB), na figura da profa Giuline XX, e que concorreu e recebeu apoio financeiro para realização desse evento via um edital de fomento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Destacamos aqui que é a 1ª vez que um evento exclusivo de pesquisa em Gastronomia recebe esse tipo de apoio;

  • À Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), à PR-5, à Pró-reitora de Extensão e ao Instituto Josué de Castro, que abriga o Departamento e o curso de Gastronomia;

  • Ao Coletivo REDE -  Rede de Bacharelados em Gastronomia do Brasil e ao GT – “O que é Gastronomia?”;

  • Às pessoas que participaram dos processos de avaliação e mediação, e sobretudo àqueles que autoraram os trabalhos, sem os quais não teríamos evento.

  • À Universidade Federal do Ceará, em especial ao Programa de Pós-graduação em Gastronomia (PPGG), primeiro mestrado acadêmico em Gastronomia, aprovado em agosto de 2020 - para a nossa felicidade.

  • Ao periódico científico Mangút -  Conexões Gastronômicas;

  • E por último mas não menos importante: À toda equipe envolvida - Annah, Mikel, Kennedy, Glória e André, além do professor Dr. Rafael Ferro, que esse ano se juntou para fazer a Coordenação Científica dos eventos, e a professora Claudia Soares pela idealização e condução do evento.


A seguir apresentamos os Resumos das pesquisas que estiveram presentes nas cinco sessões realizadas entre os dias 16 e 17 de novembro de 2021. 


Boa leitura!




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Quaisquer dúvidas favor encaminha-las para o e-mail:

enpegastro@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}